UOL Notícias Tecnologia

05/04/2011 - 07h00 / Atualizada 05/04/2011 - 11h23

Como fazer um PC com dois sistemas iniciar com Windows (e não com Linux)?

PAULO BASSO JR. || Para o UOL Tecnologia
  • Reprodução

    Tela de configuração do Ubuntu para definição de qual sistema operacional iniciará primeiro

O leitor Luiz Machado escreveu ao UOL Tecnologia com a seguinte dúvida: “Tenho um PC com dois sistemas operacionais. Um Windows XP e uma distribuição Linux. Quero iniciar com o WinXP, mas ele inicia com Linux. Como fazer?” Para a resposta, consideraremos que o leitor use uma distribuição Linux com o gerenciador de boot GRUB, como Ubuntu e Fedora. Nesse caso,  siga os passos abaixo para fazer com que o Windows XP passe a ser o boot padrão:

Com os dois sistemas operacionais instalados (Windows e Linux), vá ao menu Aplicativos, selecione Acessórios e entre em Terminal -- na licença Ubuntu.

Digite o comando su passwd root e entre com a senha de usuário. Em seguida, crie e confirme uma senha de root (que, inclusive pode ser o mesmo password usado para o login).

; Ainda no terminal, digite o comando su root e informe a senha que você acabou de criar. Em seguida, digite o comando sudo gedit/boot/grub/menu.lst para abrir a tela de configuração.

A primeira linha que aparece na tela - default 0 - indica ao GRUB qual sistema operacional deve ser usado na inicialização. O número 0, no caso, remete ao primeiro sistema listado abaixo (que, por padrão, é o do Linux). Para fazer com que o boot seja realizado pelo Windows XP, digite no lugar do 0 o número 1, caso o OS da Microsoft seja o segundo a aparecer na lista. Exemplo: default 1 (escreva 2 caso o Windows XP seja o terceiro, 3 caso seja o quarto e assim por diante).

A segunda linha, preenchida por padrão com timeout 5, determina o tempo em segundos que o usuário tem para escolher no menu de inicialização em qual sistema operacional prefere entrar. Você pode aumentar ou diminuir esse período ao mudar o número 5. Depois desse tempo, o boot será realizado automaticamente no sistema que você indicou como padrão na linha default.

Se tiver dúvidas sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host