UOL Notícias Tecnologia

08/04/2011 - 10h11 / Atualizada 08/04/2011 - 10h58

Governo dos EUA vai usar Facebook e Twitter para alertas de ataques terroristas

Da Redação
  • EUA vai modificar sistema de alerta sobre ataques terrorista, com uso de redes sociais

    EUA vai modificar sistema de alerta sobre ataques terrorista, com uso de redes sociais

O governo dos Estados Unidos estuda adotar dois níveis de alertas – elevado e eminente – para avisar a população do país sobre ataques terroristas. O Facebook e o Twitter devem ser utilizados para divulgar esses alertas, segundo documento obtido pela “Associated Press” e divulgado nesta sexta (8).

Entretanto, alguns alertas de terrorismo não serão revelados ao público, caso a informação prejudique operações da Inteligência do país ou uma investigação em curso, diz o documento confidencial preparado pelo Departamento de Segurança Interna.

Os alertas emitidos terão uma espécie de “data de validade” e devem substituir o sistema que usa cinco cores usado até agora para identificar os níveis de emergência. As mudanças serão implantadas em 27 de abril.

Ordem a seguir

O documento, com 19 páginas, de 1º de abril, descreve passo a passo o processo que seria seguido pelo governo dos Estados Unidos durante um ataque terrorista no país. Por exemplo, a sequência de membros do Congresso que seria notificada, em seguida, os funcionários de contraterrorismo nos Estados e cidades e, por sua vez, os governadores e prefeitos.

Também é especificado quantos minutos os oficiais do governo devem esperar antes de organizar chamadas em conferência para discutir ameaças pendentes. A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, estaria no comando do Sistema Nacional de Alertas de Terrorismo.

No caso dos alertas via Facebook e Twitter, eles seriam usados só após as notificações dos líderes federais, estaduais e locais.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host