! Polícia holandesa usa dados de GPS para instalar radares onde os motoristas correm - 28/04/2011 - UOL Tecnologia - Da Redação

UOL Notícias Tecnologia

28/04/2011 - 11h20 / Atualizada 28/04/2011 - 14h30

Polícia holandesa usa dados de GPS para instalar radares onde os motoristas correm

Da redação

A empresa produtoras de GPS automotivo TomTom desculpou-se publicamente por ter vendido dados de navegação de seus clientes. Segundo o jornal “Dutch News”, as informações fornecidas pela empresa foram usadas pela polícia holandesa para identificar os principais pontos onde os motoristas mais corriam e não havia fiscalização. A notícia teria enfurecido alguns clientes, que se sentiram lesados com relação à privacidade.

Em e-mail oficial enviado aos consumidores, o chefe executivo da TomTom, Harold Goddijn, disse que a empresa não imaginava que os dados pudessem ser usados para tal. Segundo ele, a intenção ao vender os dados para as autoridades do país para que pudessem usar as informações para alterar a logística do trânsito e evitar congestionamentos etc. Goddijn comunicou também que a empresa não cometerá o erro novamente e prometeu mudanças nas cláusulas dos contratos com autoridades para o impedir a utilização indevida dos dados.

Embora os dados não identifiquem o usuário do serviço da TomTom, algumas pessoas postaram reclamações sobre a empresa no Twitter. Segundo o jornal “The Daily Mail”, frases como “Nunca mais usarei TomTom” podiam ser encontradas logo após a divulgação do comunicado.

Mesmo após o incidente, a TomTom confirmou aos investidores que pretende ampliar o programa de fornecimento de informações de tráfego a agências do governo. A medida seria uma tentativa de recuperar parte do faturamento, que tem declinado à medida que novos consumidores adotam os smartphones como principal dispositivo GPS. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host