UOL Notícias Tecnologia

29/04/2011 - 13h03 / Atualizada 04/05/2011 - 20h38

Falha em serviço da Amazon faz clientes perderem dados permanentemente

Da Redação
  • Acesso ao Foursquare ficou indisponível com falha da Amazon, que ocorreu no dia 21 de abril

    Acesso ao Foursquare ficou indisponível com falha da Amazon, que ocorreu no dia 21 de abril

A falha que atingiu o serviço de computação em nuvem da Amazon na última semana ocasionou perdas irreparáveis de dados de clientes, informa o site “Business Insider”. Nesta sexta (29), a empresa publicou um comunicado oficial pedindo desculpas aos clientes e oferecendo créditos para compensar a interrupção do serviço.

A empresa notificou por e-mail alguns dos usuários do serviço Amazon Elastic Block Store, que permite a empresas armazenarem grandes volumes de dados nos servidores da empresa. Na mensagem, a Amazon pede desculpas e informa que seus esforços manuais para recuperar os dados não tiveram sucesso. “O hardware falhou de tal forma que não foi possível restaurar de forma forense os dados”, diz o texto do e-mail.

Na mensagem, a empresa envia uma captura de tela, mostrando o que ainda resta nos volumes de armazenamento, mas avisa que “os dados nesse estado têm pouca ou nenhuma utilidade”.

Entenda o caso

Por cerca de 36 horas, uma falha nos servidores que hospedam dados do serviço de armazenamento em nuvem da Amazon fez com que vários sites de empresas ficassem fora do ar. Entre eles estavam Foursquare, Reddit e New York Times.

Segundo um comunicado oficial divulgado pela empresa nesta sexta (29), um problema no dia 21 de abril em equipamentos localizados em seu data center na Costa Leste, decorrentes de uma falha humana, ocasionaram a indisponibilidade do serviço.

Para compensar os clientes – mesmo aqueles que não tiveram os serviços interrompidos – a Amazon vai oferecer um crédito equivalente ao uso dos serviços em nuvem por 10 dias.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host