UOL Notícias Tecnologia

18/05/2011 - 15h59 / Atualizada 18/05/2011 - 21h21

Bill Gates afirma em entrevista que defendeu compra do Skype pela Microsoft

Da Redação
  • Steve Ballmer, CEO da Microsoft, e Tony Bates, CEO da Skype, ao anunciar aquisição

    Steve Ballmer, CEO da Microsoft, e Tony Bates, CEO da Skype, ao anunciar aquisição

O cofundador da Microsoft teve papel decisivo na compra do Skype por US$ 8,5 bilhões na última semana. Em entrevista ao programa “Hardtalk”, da “BBC”, Gates afirmou que defendeu a negociação e pediu apoio de membros do conselho da empresa para a aquisição.

A resposta veio após o jornalista Stephen Sackur perguntar a Gates se fazia sentido adquirir uma empresa de ligações grátis pela internet que não daria, num primeiro momento, lucro à Microsoft. “Fui um forte defensor dentro do conselho para que o negócio fosse fechado. É um grande acordo para o Skype e um grande acordo para a Microsoft”, enfatizou o executivo.

Microsoft quer ganhar impulso com compra de Skype

Segundo Gates, a decisão de comprar o Skype foi estratégica para a empresa. “A ideia de videoconferência vai ficar ainda melhor do que é atualmente. O Skype de fato ficará com uma parte justa da receita”, disse o cofundador da Microsoft.

Ele acrescentou que será “fascinante ver como as ideias de pesquisa da Microsoft, junto com o Skype, ficarão”.

Compra bilionária

A Microsoft anunciou em 10 de abril a compra da empresa de telefonia pela web Skype. A empresa de software vai pagar US$ 8,5 bilhões ao fundo de investidores Silver Lake – grupo que detém o comando da Skype.

A ideia é que a Microsoft, a longo prazo, integre os 663 milhões de usuários do Skype no mundo com a rede Windows Live, Xbox Live, o gerenciador de e-mail Outlook e que também seja usado no sistema operacional Windows Phone.

No entanto, a empresa fez questão de afirmar que continuará a investir na plataforma Skype para usuários que não usam, necessariamente, os serviços da Microsoft.

Números do Skype

Mensalmente, cerca de 170 milhões de pessoas se conectam aos serviços Skype, embora nem todos usuários façam chamadas. No ano passado, a empresa de telefonia contabilizou mais de 207 bilhões de minutos de chamadas de voz e vídeo.

Apesar do enorme sucesso, a maioria dos usuários Skype utiliza os serviços gratuitos de telefonia ou vídeo, desde que a empresa foi fundada por Niklas Zennstrom e Janus Friis em 2003. Por mês, cerca de 8,8 milhões de internautas -- o que representa pouco mais de 1% da base de usuários -- pagam para usar serviços do Skype.

Histórico

Fundado em 2003, o Skype é um serviço de voz e vídeos pela internet. Com o programa da empresa é possível fazer ligações e chamadas de vídeo gratuitamente. A empresa ainda fornece a possibilidade de o usuário fazer ligações para telefones fixos ou móveis pela internet. Para isso, é necessário que ele compre créditos.

O Skype foi comprado em 2005 pelo eBay, varejista online dos Estados Unidos e, na sequência, adquirido pelo fundo de investimentos Silver Lake em 2009 com participação majoritária. Mesmo assim, outros fundos e companhias mantinham participação minoritária no negócio, por exemplo: eBay, CPP Investment, Andreesen Horowitz e Canada Pension Plan Investment Board.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host