! 'Acessório' da TV, Twitter influencia beijo gay e respostas ao vivo para telespectador - 26/05/2011 - UOL Tecnologia - Da Redação

UOL Notícias Tecnologia

26/05/2011 - 07h00 / Atualizada 31/05/2011 - 07h50

'Acessório' da TV, Twitter influencia beijo gay e respostas ao vivo para telespectador

RODRIGO VITULLI || Do UOL Tecnologia
  • Reprodução

    Resposta positiva do público no Twitter inspira autor para um novo beijo gay em novela do SBT

No último dia 12 de maio foi ao ar o primeiro beijo gay em uma novela da televisão aberta no Brasil. Em questão de minutos a hashtag #amorerevolucao (palavra-chave para designar o nome da novela) tornou-se um dos assuntos mais comentados do Twitter e lá permaneceu durante boa parte do dia seguinte. A repercussão na rede influenciou o autor da trama, Tiago Santiago, a escrever outra cena polêmica: desta vez, em vez de duas mulheres, dois homens protagonizarão outro beijo, o que provavelmente será novamente tema de discussão na web. O fato mostra que o brasileiro vem mudando a forma de assistir à televisão – de mero telespectador a crítico digital. E as emissoras estão de olho nisso.

Uma pesquisa divulgada pelo Ibope Nielsen mostra que 76% dos adultos no Brasil afirmam utilizar a internet enquanto assistem à TV. Dentre eles, 54% publicam comentários na web sobre diversos assuntos, inclusive sobre o que acompanham na televisão -- os temas preferidos variam de esportes, dramaturgia e programas de auditório, entre outros. De dezembro de 2010 a abril deste ano foram contabilizadas 5 milhões de mensagens em toda a web envolvendo reality shows brasileiros.

“Aquele comentário que antes era restrito à sala de estar passou para as redes sociais. As pessoas sentem a necessidade de fazer análises, de expor a opinião. Seja sobre algo engraçado ou sério. A televisão ainda é o principal meio de entretenimento, então é natural que os assuntos mais comentados, aqueles que atingem a maioria da população, figurem como mais comentados”, diz José Calazans, analista de mídia do Ibope Nielsen.

No programa CQC exibido no dia 9 de maio pela TV Bandeirantes, uma reportagem do integrante Danilo Gentili causou a revolta do senador Roberto Requião, que escreveu de forma ríspida no Twitter: “Tenho nojo do CQC e despreso [sic] pelos idiotas que o apreciam.” Poucos minutos depois, o apresentador Marcelo Tas agradeceu ironicamente a mensagem do senador e o corrigiu ao vivo também via Twitter durante o programa: “Queria mandar um abraço para o senador Requião, que está assistindo ao programa e postou sobre a gente no Twitter. Senador, desprezo é com “z” e não com “s”. Não despreze a língua Portuguesa”.

  • Reprodução

    Apresentador Marcelo Tas responde à crítica do senador Requião ao vivo e no Twitter

O produtor de conteúdo da Cuatro Cabezas, João Mesquita, responsável pela produção do CQC, explica que a equipe acompanha de perto o que está sendo falado nas redes sociais. Segundo Mesquita, a repercussão nas redes sociais é sempre levada em consideração na preparação das pautas do programa. “Nunca chegamos ao ponto de mudar uma estratégia ao vivo, mas o que é postado na rede influencia nas decisões futuras. Além disso, todos os apresentadores têm Twitter e costumam postar bastante, principalmente nos intervalos.”

“Gente comum”

A designer gráfica Valéria Tora conta uma história parecida. Quando assistia ao programa ‘Mais Você’, apresentado por Ana Maria Braga, na Globo, sobre vacinação da gripe, enviou um tuíte ao personagem Loro José reclamando a ausência da medicação em um posto de saúde de seu bairro. Loro José leu a mensagem ao vivo. “É um jeito de gente comum ter voz. Quando alguém posta uma mensagem referente a um programa e outras pessoas concordam ou discordam, aquilo gera uma discussão geralmente boa”, assegura Valéria.

Já para a analista de qualidade Vivian Carvalho, o principal atrativo de acompanhar programas de televisão pelo Twitter é rir de comentários hilários sobre a programação: “Acho divertido ver a reação das pessoas com as bizarrices da novela. Já conheci bastante gente que faz o mesmo”, comenta Vivian sobre a hashtag #insensatonovelão, uma brincadeira com o nome da novela “Insensato Coração”.

Novato

  • Reprodução

    Novato no Twitter, Tiago Santiago responde aos fãs e revela cenas inéditas da novela na rede social

Tiago Santiago, além de autor da novela Amor e Revolução, exibida pelo SBT, é um novato no Twitter. Em sua primeira mensagem na rede, Tiago postou: “Estou no twitter! Vou usar como ferramenta de comunicação para minha próxima novela!”. E de fato o fez. Ou melhor, vem fazendo à medida que os capítulos são exibidos. O autor costuma responder aos fãs da trama e sanar a curiosidade (às vezes aguçar) dos que se comunicam com ele via microblog.

“É claro que o Twitter influencia. É um dos canais de comunicação, mas não é o único. Acompanhei a boa repercussão que o beijo gay teve e isso me incentivou quando escrevi a próxima cena, com os homens. A parcela da população que comenta na internet ainda é pequena, mas é válida. Essa convergência deve aumentar a cada dia”, analisa Santiago, que desde agosto de 2010 acumula quase 6 mil seguidores. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host