UOL Notícias Tecnologia

01/06/2011 - 16h33 / Atualizada 02/06/2011 - 08h56

Dispositivos conectados à web devem ultrapassar população mundial em 2015, diz estudo

Da Redação
  • Tablets e smartphones contribuirão para duplicação de dispositivos conectados, diz Cisco

    Tablets e smartphones contribuirão para "duplicação" de dispositivos conectados, diz Cisco

Até 2015, deve haver no mundo 15 bilhões de dispositivos conectados à internet. Isso representa um pouco mais que o dobro da população mundial  que, atualmente, está na casa dos 6 bilhões (quase chegando aos 7 bi). A previsão é do estudo “Visual Networking Index” da Cisco, empresa de telecomunicações, divulgado nesta quarta-feira (1).

O crescimento de dispositivos conectados à web deverá ocorrer, segundo o estudo, em função proliferação de aparelhos como tablets, smartphones e outros equipamentos (como televisores) que também poderão acessar a rede mundial de computadores. O mundo chegará ao nível em que cada pessoa terá dois ou mais gadgets conectados.

Além da popularização de aparelhos, outro fator que possibilitará o crescimento no número de conexões à web no mundo é o uso de IPv6. Com esta tecnologia, que várias empresas e operadoras já estão trabalhando para implantação, a capacidade de IPs (endereço que possibilita conexão à web) disponíveis no mundo crescerá de 4,2 bilhões para 3,4 x 1038 .

O estudo da Cisco aponta ainda que em 2015 a internet contará com quase três bilhões de usuários – mais de 40% da população do mundo. Neste ano, de acordo com informações da ONU (Organização das Nações Unidas), a web alcançou o marco de 2 bilhões de usuários.

Dados e videos

No que diz respeito à velocidade na web, a empresa de telecomunicações prevê que a velocidade da internet até 2015 irá crescer quatro vezes. De acordo com a Cisco, a média atual é de 7 Mbps (Megabits) e vai para 28 Mbps daqui a quatro anos.

A velocidade de vídeos irá influir diretamente no consumo de dados e vídeos na internet. Em 2015, por exemplo, a tendência é que um milhão de minutos de vídeos sejam vistos a cada segundo em todo o mundo.

Quanto ao consumo de dados, o estudo projeta que o tráfego de dados em 2015 chegará a 80,5 exabytes por mês. A título de comparação, em 2010, a taxa mensal de dados consumidos em 2010 foi de 20,2 exabytes. (Para entender quanto significa um exabyte, clique aqui e veja o infográfico que explica as unidades de medida de informação).

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host