UOL Notícias Tecnologia

06/06/2011 - 14h47 / Atualizada 10/06/2011 - 19h40

Novo sistema da Apple para Macs estará disponível em julho por US$ 29,99

Da Redação
  • Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple, em apresentação do Lion

    Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple, em apresentação do Lion

A Apple apresentou nesta segunda-feira (6), no evento WWDC (evento para desenvolvedores Apple realizado em San Francisco, Estados Unidos), o novo sistema operacional para computadores Mac: o Mac OS Lion. O sistema só estará disponível via download (um arquivo de 4 GB) pela Mac App Store (loja de aplicativos) a partir de julho. O custo será US$ 29,99.

“Atualmente, nós temos mais de 54 milhões de usuários Mac em todo o mundo”, disse Phil Schiller, vice-presidente global de marketing de produtos da Apple, durante a apresentação. Além disso, o executivo informou que três quarto das vendas de Mac são notebooks – que já superou em muito a de desktops. “Ano a ano, a base de PCs diminui 1%, enquanto o crescimento de Mac é de 28%.”

Uma das novidades do sistema operacional Lion é a função launchpad. Com ela é possível agrupar aplicativos. Como no iOS 4, será possível criar “pastas” para juntar programas conforme o usuário quiser. O sistema só estará disponível pela loja de aplicativos Mac App Store a partir de julho

Provando a tese de que os sistemas operacionais de computador estão cada vez mais se aproximando dos sistemas móveis, na Mac App Store (loja de aplicativos para computadores Apple) será possível utilizar o in-app-purchase – sistema de pagamento em que, por exemplo, o usuário baixa um programa e utiliza certas funcionalidades. Para usar novas funcionalidades, o usuário deverá pagar.

Outra característica emprestada do sistema móvel da empresa é o processo de instalação de programas. Ao clicar para fazer o download, é criado um ícone do aplicativo e é apresentada uma barra que mostra o status da transferência de arquivos.  O sistema push de notificação, que exibe atualizações em tempo real, também estará habilitado para aplicativos no sistema.

O sistema operacional Mac OS Lion terá ainda um sistema de salvamento automático chamado Auto Save. Ele, conforme a pessoa for trabalhando em um documento de texto, por exemplo, vai salvando versões do arquivo.

Veja abaixo características do Mac OS Lion:

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host