UOL Notícias Tecnologia

10/06/2011 - 12h04 / Atualizada 10/06/2011 - 19h46

Polícia da Espanha prende suspeitos de terem invadido rede da Sony

Da Redação
  • Comissário da polícia espanhola exibe máscara símbolo do grupo de hackerativistas Anonymous

    Comissário da polícia espanhola exibe máscara símbolo do grupo de hackerativistas Anonymous

De acordo com um comunicado da Brigada de Investigação Tecnológica (BIT) da polícia espanhola, três suspeitos de terem invadido a rede da Sony para jogos, a PlayStation Network, foram presos nesta sexta-feira (10). Eles seriam alguns dos líderes do grupo de hackerativistas Anonymous, apontados como responsáveis pelo principal ataque à rede, que expôs dados sigilosos de 77 milhões de usuários e a deixou inoperante por diversas semanas entre abril e junho de 2011.  As prisões ocorreram nas cidades de Barcelona, Alicante e Almeria.

Em um tuíte na conta oficial da polícia espanhola, autoridades divulgaram imagens de uma conversa entre hackers, na qual os suspeitos planejavam invadir sites, inclusive o da própria polícia. Segundo o comunicado, as investigações apontam que os suspeitos tiveram participação direta em um dos ataques à rede da Sony. 

Entre outras ações, o grupo Anonymous foi apontado como responsável por ter invadido diversos sites de redes de cartões de crédito, bancos, além de servidores do governo Egípcio dias antes da renúncia do ex-presidente Hosni Mubarak, entre outros países. Na residência de um dos detidos foi encontrado um servidor, onde teriam sido organizadas diversas tentativas, algumas bem sucedidas, de ataques a órgãos governamentais da Espanha. 

“Eles estão estruturados como uma célula independente e fazem milhares de ataques simultâneos, usando computadores 'zumbis' infectados em todo o mundo", informa o comunicado oficial no site da polícia espanhola, que alega ter investigado mais dois milhões de mensagens trocadas por hackers desde outubro de 2010. 

Em outro tuíte, a polícia espanhola postou uma foto de um comissário da Brigada de Investigação Tecnológica exibindo a máscara do personagem principal do filme (e quadrinhos ) “V de Vingança”, que também representa o símbolo do grupo Anonymous, porém não especificou se o item foi confiscado no momento de alguma das prisões. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host