UOL Notícias Tecnologia

14/06/2011 - 07h00 / Atualizada 05/08/2011 - 16h30

Qual é a melhor forma de organizar as músicas bagunçadas no iTunes?

KATHLYN PEREIRA || Para o UOL Tecnologia

O internauta Frederico enviou a seguinte questão sobre o programa da Apple ao UOL Tecnologia: “Qual é a melhor forma de organizar as músicas no iTunes?”. De acordo com ele, “na migração das pastas, o software musical bagunça toda a estrutura dos diretórios”. E, de fato, o iTunes pode não ser o programa mais intuitivo do mundo para manter seus arquivos (mas é exatamente isso que a empresa do iPod, iPhone e iPad quer que você faça). 

Acontece que o programa multimídia leva em consideração, primordialmente, as tags dos arquivos musicais para organizar a biblioteca sonora. Dessa forma, pouco importa como a música está renomeada – o que vale é o modo como ela está tageada. Tags são “etiquetas” que informam nome da música, autor, disco, ano, gênero musical e outros dados, e que ficam “escondidas" do usuário, mas que são lidas pelo software.

Assim sendo, o iTunes, na hora de compor uma pasta ou lista de reprodução, reconhece as tags e escolhe uma sequência inteligente e independente do nome do arquivo. Por esse motivo, à primeira vista, parece complicado entender o que o iTunes está fazendo. Mas é possível organizar as músicas renomeando as tags.

Para verificar e editar essas tags é necessário clicar com o botão direito do mouse sobre a música, escolher a opção Propriedades (imagem1), entrar na aba Resumo (imagem 2) e clicar em Avançado (imagem 3). As informações de Autor, Título do CD, Ano, Número da faixa, Gênero e Título são as que contribuem para a melhor organização. Quanto mais preenchidas e corretas estão essas informações, melhor fica a ordem das músicas.

A boa notícia é que o programa permite a organização e renomeação de tags por lotes. Você escolhe diversas músicas de um mesmo autor, por exemplo, e pode, de uma vez, informar o mesmo autor para elas. Outra opção interessante é baixar programas específicos, especializados em arrumar e renomear tags, como o The Godfather, um editor inteligente, que as renomeia por lotes, automaticamente via internet ou da forma que o usuário desejar.

Sem as informações de tags arrumadas, é perda de tempo arrumar as pastas pela ordem particular de preferência. O iTunes pode ser bem teimoso com relação a isso.  

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host