UOL Notícias Tecnologia

17/06/2011 - 12h06 / Atualizada 21/06/2011 - 18h49

UOL Downloads dá dez dicas de comunicadores instantâneos 'alternativos'

SÉRGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia

O Windows Live Messenger (para sempre em nossos corações MSN) é o programa de bate-papo mais utilizado do mundo – mas não é o único. O Google Talk tem uma boa base de dados e de usuários - graças ao fato de ser integrado no Gmail - e vem crescendo na demanda popular, por conta de sua facilidade de uso. Há na internet diversos programas alternativos ao MSN e ao Gtalk, que utilizam as mesmas redes para se comunicar e, melhor, podem ainda juntar, sob a mesma interface, os contatos de diversos comunicadores instantâneos.

O UOL Downloads selecionou os dez melhores programas de bate-papo “que não são o MSN” para você testar. E, quem sabe, gostar. Confira.

aMSN

Parecidíssimo com o MSN, o aMSN é uma alternativa ao programa da Microsoft. Tem suporte a diversas línguas e, como grande atrativo, permite acesso a duas contas simultâneas do Windows Live Messenger. Mais: ele mostra quem apagou você da lista de contatos. Quase sem bugs, é robusto. Conta com uma versão portátil, que roda direto do pendrive (aMSN Portable, disponível aqui)

Miranda

Outra boa alternativa ao Windows Live Messenger. O Miranda é compatível com, além da rede da Microsoft, protocolos AIM, ICQ v8, Jabber (na qual o Google Talk funciona), IRC, Yahoo, Gadu-Gadu, Tlen, Netsend. Um de seus maiores atrativos é a leveza e velocidade, além de ter instalação intuitiva. Conta com versão portátil, que roda direto do pendrive (Miranda IM Portable disponível aqui)

PSI

O PSI é um programa de bate-papo que permite ao usuário configurá-lo à vontade. Um exemplo disso é que, por meio dele, é possível importar os contatos do Windows Live Messenger para dentro do Google Talk. É compatível com protocolo Jabber, com ICQ e Yahoo! Messenger.

Pidgin

Leve e fácil de configurar, o Pidgin abarca uma grande quantidade de protocolos de bate-papo. Os mais populares são AIM, ICQ, Jabber/XMPP, MSN Messenger, Yahoo!, Bonjour, Gadu-Gadu, IRC, Novell GroupWise Messenger, QQ, Lotus Sametime, Silc, Simple e Zephyr. Já durante o primeiro acesso, surge um assistente de configuração que ajuda o usuário a configurar suas redes.

Trillian

Um tanto confuso à primeira vista, o Trillian foi um dos primeiros comunicadores instantâneos a agregar diversos protocolos de bate-papo. Junta ainda redes sociais e salas de chat. Trabalha com Astra, Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, Facebook Chat, AIM, Google Talk, ICQ, Skype, MySpaceIM e Jabber / XMPP.

Digsby

Agregador de bata-papos para quem tem contas das redes MSN, Google Talk, AIM, Yahoo e ICQ. Um de seus principais atrativos é o gerenciamento de e-mails e a possibilidade de disparar textos via SMS para seus contatos. Aceita ainda notificações do Twitter e Myspace. Consome muita memória, mas eventualmente consegue burlar firewalls de empresas.

Mercury Messenger

Permite ao usuário gerenciar e bater papo a partir de várias contas do Windows Live Messenger ao mesmo tempo. Tem leitor de RSS e sistema de personalização com o qual o usuário pode usar um nome para ser exibido para cada contato.

Palringo

Com uma interface limpa, o Palringo oferece suporte a Windows Live, AIM, Yahoo IM, Google Talk, ICQ, Jabber, iChat/MobileMe, QQ, Gadu-Gadu e ao chat do Facebook. O ponto forte do programa é permitir conversas coletivas entre vários usuários. Outro atrativo é a possibilidade de “ler em voz alta” as mensagens recebidas.

Yahoo Messenger

Popular programa de comunicação que tem como pontos fortes justamente o que seus concorrentes Windows Live Messenger e Google Talk têm de pior. Ele garante excelente qualidade em videoconferência, tanto em aspectos de som como de vídeo. Além disso, tem integração com alguns serviços interessantes do Yahoo!, como o FlickR.

ICQ

Bastante combalido, o ICQ chegou a um ponto em que virou um programa de bate-papo alternativo. A última versão está leve e livre de propagandas. Ainda vale a pena usar caso o usuário seja saudosista ou esteja atrás de algum conhecido com quem mantinha contato no final dos anos 90. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host