UOL Notícias Tecnologia

21/06/2011 - 12h15 / Atualizada 21/06/2011 - 18h32

Praga criada por brasileiros se espalha pelo bate-papo do Facebook

Da Redação
  • Praga virtual se espalha para usuários que estão online no chat do Facebook, com mensagem que contém um link malicioso

    Praga virtual se espalha para usuários que estão online no chat do Facebook, com mensagem que contém um link malicioso

Uma praga virtual (worm), desenvolvida por cibercriminosos brasileiros, está se espalhando pelo serviço de bate-papo do Facebook. A descoberta, feita pelo Kaspersky Lab (empresa que vende soluções de antivírus), foi divulgada nesta terça-feira (21) e reportada para a rede social.

O worm, basicamente, é um programa malicioso que se espalha automaticamente numa rede – no caso do Facebook, ele vai para todos os contatos do usuário que estiverem online no bate-papo da rede social.  Ele manda a seguinte mensagem para os contatos: “kkkk comedia demais, vc viu o video do bêbado [link malicioso]”.

De acordo com a empresa de segurança, a praga é instalada no computador e baixa outros arquivos maliciosos – como programas para monitoramento de movimentações bancárias e vírus que capturam o login e senha de redes sociais. A mensagem com o worm pode se espalhar para os contatos do GTalk, Windows Live Messenger, Twitter e Orkut.

Além do bate-papo, a contaminação ocorre também por meio de um ataque chamado drive-by-download. Os cibercriminosos, a partir de uma página falsa, solicitam que o usuário baixe um aplicativo malicioso.

Apesar do crescimento do Facebook no Brasil, segundo Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab, poucas pessoas foram infectadas.  “Registramos infecções de usuários no Brasil e em Portugal, mas o número de vítimas é pequeno porque reportamos o problema ao Facebook, que tem bloqueado o link.”

  • Divulgação/Kaspersky Labs

    Ao clicar no link, usuário é direcionado a uma página com o download de um aplicativo malicioso

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host