UOL Notícias Tecnologia

08/07/2011 - 07h01 / Atualizada 08/07/2011 - 12h30

O vídeo não roda? Conheça dez conversores de mídia para resolver o problema

KATHLYN PEREIRA||Para o UOL Tecnologia
  • Softwares ajudam a converter vídeos em vários formatos para que o PC consiga executá-los

    Softwares ajudam a converter vídeos em vários formatos para que o PC consiga executá-los

É muito frustrante não conseguir reproduzir um arquivo de áudio ou de vídeo por divergência de formatos. Nessas horas, você pode apelar para várias saídas (inclusive ficar com raiva, xingar ou desistir do arquivo e ligar a TV). Entretanto, as alternativas mais indicadas são recorrer a conversores multimídia ou aos codecs (acrônimo de codificador/decodificador, dispositivo que “traduz” formatos para os tocadores de mídia).

Apesar do nome grande, programas do tipo “conversor de formato de arquivos de mídia” fazem algo simples, que pode ser facilmente entendido com os seguintes exemplos. Eles pegam um filme no formato AVI e mudam para RMVB. Ou ainda convertem um WMP em MP3. Podem ainda alterar um FLV (filmes em Flash, formato da maior parte dos vídeos baixado do YouTube) para WMV.

Além de tornar um filme palatável ao seu player, o conversor pode ser útil no momento em que se deseja disseminar um arquivo. Por exemplo:se sua câmera filmou algo e você quer enviar para o YouTube, deve respeitar as extensões com as quais o site do Google conversa. Por esses motivos, o UOL Tecnologia indica dez bons programas que podem ser muito úteis na conversão de formatos e que, além disso, oferecem outros bons recursos.Confira. 

FormatFactory

A Format Factory é uma ferramenta gratuita que auxilia na hora de gerenciar e converter arquivos de áudio, vídeo e imagens. Com sistema de clicar e arrastar (drag and drop), o programa torna mais fácil o gerenciamento de mídias. Além disso, tem interface limpa e fácil de usar. A ferramenta de edição é bem completa, já que conta com assistentes com controle de qualidade e taxa de compressão. É ideal pra quem procura um programa simples e eficiente em português.

DeGo Video Converter

O DeGo suporta diversos formatos multimídia, desde vídeos baixados via internet (do YouTube, por exemplo) até criados com celulares (como no formato 3GP). Simples de operar, mesmo estando em inglês, garante uma enorme facilidade para o usuário na hora de assistir aos vídeos em diversos dispositivos.É gratuito.

Gol AVI/VCD/DVD Converter

Converte os vídeos para diversos formatos e tem controle de qualidade, de forma que o usuário escolha, por exemplo, o tamanho da cópia. Permite a visualização e reprodução dos vídeos. Faz conversão de mais de um simultaneamente sem engasgar (isso depende também da máquina do usuário).É gratuito, mas só para um período de testes.

River Past Video Cleaner

Faz a conversão de vídeos utilizando codecs originais, o que ajuda na qualidade do vídeo. Comandos simples para o usuário, interface limpa e eficiente são outros predicados que podem agradar ao público em geral. Sua versão gratuita expira em 30 dias.

River Past Wave@MP3

Para quem quer facilidade ao operar um conversor de áudio, trata-se do programa indicado. Com apenas um clique esse software faz suas músicas MP3 virarem Wave e vice-versa. Poderia fazer mais do que isso, mas então não seria um programa tão descomplicado.É gratuito.

MediaCoder

O programa permite a administração de plugins, compressão de vídeos 3D e integração com Winamp, Media Player e outros players menos famosos. Faz extração de áudio de vídeos e de animações. Com uma interface simples e botões de comando bem explícitos, não há problemas para iniciantes usarem o programa, mesmo sendo em inglês.Gratuito.

MediaCoder Audio Edition

Mais do que um conversor, trata-se de um potente editor de áudio. O MediaCoder Audio Edition permite o acréscimo de efeitos nas canções, alterações em trilhas, aumento ou diminuição nos tempos de reprodução. Além disso, decodifica praticamente todos os formatos de arquivos. Com ele, é possível extrair partes de um áudio, ou o áudio de um vídeo, e fazer fusões entre eles.Gratuito. 

ABC 3GP/MP4 Converter

O software converte arquivos gerados em PCs ou baixados da internet em outros, com extensões leves. Isso porque a preocupação principal do ABC 3GP/MP4 é transformar músicas e filmes em qualquer formato para, como o próprio nome diz, 3GP e MP4. Essas extensões rodam facilmente em celulares, em players do tipo MP alguma coisa (MP4, MP5, MP12) e outros aparelhos portáteis. Com poucos recursos, tem interface simplificada.Gratuito.

Xilisoft Video Converter Ultimate

Um conversor de vídeo para diversas extensões. Ele também consegue extrair áudio de filmes. Suporta diversos formatos de mídia e faz as alterações de maneira fácil. Tem interface simples e comandos bem visíveis e intuitivos, tornando-se um programa indicado para iniciantes.Gratuito.

Quick Media Converter

O grande trunfo do Quick Media Converter é sua interface simples. Os botões são diferenciados: com eles, você localiza o tipo de player que desejapara rodar a mídia. O programa ainda permite que o usuário tire fotos e grave vídeos direto da webcam e, na sequência, escolha o formato desejado para conversão.Gratuito. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host