UOL Notícias Tecnologia

IFA 2011

Feira de tecnologia realizada em Berlim, de 2 a 7 de setembro

  • Imagem: Divulgação

08/09/2011 - 10h20 / Atualizada 12/09/2011 - 15h12

Batalha entre Apple e Samsung, nova geração de TVs e estreia de tablets marcam IFA 2011

GUILHERME TAGIAROLI*||Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha

Na edição do ano passado da IFA (feira de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos), realizada na Alemanha, a Samsung deu sua primeira investida contra a Apple ao lançar o tablet Galaxy Tab, o primeiro concorrente do iPad. Porém, neste ano, a empresa de Steve Jobs respondeu à empresa sul-coreana com uma ordem judicial que impediu a concorrente de lançar novos tablets em solo alemão. Isso fez com que a Samsung tirasse de seu estande na IFA todos os recém-apresentados tablets Galaxy Tab 7.7.

Já era sabido que a Apple movia um processo contra a Samsung na Alemanha. No entanto, não se esperava que a ação judicial obrigasse a empresa sul-coreana a remover, literalmente do dia para a noite, toda e qualquer propaganda de seu novo tablet. O lugar do Galaxy Tab 7.7 foi ocupado na IFA pela nova linha de smartphones Wave 3. Confira abaixo a foto dos tablets apresentados no evento.    


Além do ultraportátil da Samsung, diversas outras empresas mostraram o quanto estão apostando no sucesso desse tipo de equipamento. Gigantes na fabricação de computadores, como Sony, Acer e Lenovo, expuseram seus tablets.

Ao contrário da Apple, que só tem um modelo, as concorrentes lançam produtos segmentados. A Lenovo, por exemplo, tem o IdeaPad A1, um tablet de US$ 100, e o ThinkPad, que custa 500 euros, voltado para usuários corporativos. Confira no álbum de fotos acima outros destaques.  

Smartphones
Antes deixados de lado pelas fabricantes, os smartphones neste ano ganharam mais espaço – não necessariamente físico, pois seus estandes continuam pequenos e escondidos. Na edição de 2011, HTC, Samsung e Sony Ericsson apresentaram telefones inteligentes na feira. A taiwanesa HTC mostrou os modelos Titan e Radar, ambos com a versão Mango do Windows Phone.

Já a Sony Ericsson e Samsung, trouxeram novos modelos com o sistema operacional Android – a Samsung, neste quesito, merece atenção para o Galaxy Note, o smartphone com “caneta do Palm” e tela quase do tamanho de um tablet.

Clique na imagem abaixo para acessar um álbum de fotos com os novos celulares

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Clique na imagem acima para conferir um álbum de fotos com os lançamentos de celular

Novos controles remotos”
O fim da edição de 2010 da IFA foi quase um prelúdio do evento deste ano. No discurso de fechamento da edição 50 do evento, Eric Schmidt, então CEO do Google, falou sobre o futuro da TV e de como o equipamento viria a se tornar uma grande central multimídia conectada à internet e controlada por dispositivos móveis.

Não deu outra: em 2011, a maioria das grandes marcas apresentou modelos de TVs que podem ser controladas por tablets ou smartphones. Basta baixar um aplicativo e conectar os equipamentos por meio de uma rede Wi-Fi.

Clique na imagem abaixo para acessar um álbum de fotos com as TVs apresentadas

  • 31.ago.11 - Thomas Peter/Reuters

    Clique na imagem acima para conferir um álbum de fotos com os lançamentos na área de TV

Aliás, a própria lógica do smartphone está migrando aos poucos para os aparelhos de televisão. Durante a IFA 2011, fabricantes como LG, Philips, Toshiba, Sharp e a marca alemã Loewe anunciaram um consórcio em que todas as marcas vão usar um mesmo tipo de SDK (kit de desenvolvimento de aplicativo). Dessa forma, um software criado para um TV LG pode funcionar sem nenhum problema em um aparelho da Philips.

Outro destaque observado na área de TVs é a queda de braços entre as fabricantes quanto às tecnologias 3D. A LG, por exemplo, está “nadando contra a corrente”, pois focou todos seus lançamentos em aparelhos 3D que usam óculos passivos (que não necessitam de bateria). Além de ser mais barato, esse tipo de óculos oferece melhor conforto ao espectador.

Já a concorrência, – como Sony, Toshiba e Samsung – continua com os óculos 3D ativos (que usam bateria), sob o argumento de que a alternativa fornece imagens de melhor qualidade aos consumidores. Em cima do muro, a Philips mantém na Europa linhas de produtos com os dois tipos diferentes de óculos 3D.

Eletrodomésticos
Deixando o mundo dos gadgets de lado, a IFA se destaca pela exposição de novidades em eletrodomésticos – aliás, é uma das poucas feiras que une o mundo tecnológico com o das aplicações voltadas para a casa.

Entre os destaques apresentados estão o ferro de passar roupa, da Philips, que não queima as peças; a geladeira da Samsung que permite comprar itens por uma tela sensível ao toque e o “gerenciador de roupas”, da LG, que desamassa as peças dentro dele.

A preocupação com o design nos eletrodomésticos apresentados é um capítulo à parte. Várias marcas, como a eslovena Gorenje ou a britânica Stoves, mantêm linhas premium de produtos com visual retrô.

Clique na imagem abaixo para acessar um álbum de fotos com eletrodomésticos

  •  Guilherme Tagiaroli/UOL

    Clique na imagem abaixo para acessar um álbum de fotos com eletrodomésticos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host