UOL Notícias Tecnologia

13/09/2011 - 16h57 / Atualizada 13/09/2011 - 19h21

Ministro diz que fábrica de iPad está pronta; tablet deve chegar ao mercado em dezembro

Da Agência Senado
  • Aloizio Mercadante afirma que a fábrica da Apple em Jundiaí (SP) está pronta para ser inaugurada e já produz iPads

    Aloizio Mercadante afirma que a fábrica da Apple em Jundiaí (SP) está pronta para ser inaugurada e já produz iPads

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, informou nesta terça-feira (13) que a fábrica da Apple em Jundiaí (SP) está pronta para ser inaugurada e produzir iPads que chegarão ao mercado até dezembro, durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

"No início muitos duvidaram, mas será a primeira vez que a empresa produzirá iPads fora do território chinês. Estamos dando um grande passo para a inclusão digital no país", afirmou. Mercadante informou ainda que o governo federal anunciará nos próximos dias o investimento em uma grande fábrica de games na Zona Franca de Manaus.

"A indústria de games tem faturamento maior e emprega cinco vezes mais que a de hardware, por exemplo. É uma fábrica de ponta que abrirá um mercado promissor para o Brasil'', resumiu, sem revelar o nome da empresa e mais detalhes do negócio.

A aposta em tecnologia e inovação é uma das metas previstas no Plano Brasil Maior, detalhada pelo ministro aos senadores na manhã desta terça-feira. Para ele, o país terá que investir nestas áreas se não quiser ser um mero exportador de commodities, como a soja e o suco de laranja.

Segundo números apresentados pelo ministro, o déficit comercial brasileiro no setor de tecnologias da informação e comunicação foi de R$ 18,9 bilhões em 2010. Para reverter o quadro, ele anunciou medidas para fortalecer a indústria nacional e a cadeia produtiva, como a ampliação de linhas de financiamento do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o investimento no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública, com sede em Porto Alegre, especializada na produção de chips.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host