UOL Notícias Tecnologia

20/09/2011 - 14h23 / Atualizada 20/09/2011 - 15h36

Google libera Google+ para todos os usuários; smartphone ganha videochamada

Da redação
  • Divulgação

    Representação de uma videoconferência do aplicativo do Google+ para smartphones Android

Em um post publicado nesta terça-feira (20), no blog oficial da empresa, o Google anunciou que a rede social Google+ está aberta a todos os usuários. Em outras palavras, o usuário não precisará de um convite para criar uma conta na rede. O post é assinado por Vic Gundotra, Vice Presidente Sênior de Engenharia do Google.

O post também faz menção a outras 91 atualizações do Google + desde que foi inaugurada parcialmente (restrito a alguns usuários) há cerca de 90 dias. 

Em tom ufanista, Gundotra ressalta do êxito do Google com a nova rede social, mas reconhece que muito trabalho ainda precisa ser feito para melhorar o serviço. 

Videochamada

Ainda no comunicado oficial, o Google anunciou melhorias no aplicativo do Google+ para o sistema operacional Android. O usuário poderá utilizar a função "Hangout" para realizar videochamadas diretamente do aparelho. Segundo a empresa, o aplicativo já está disponível na Android Market e deve chegar à App Store, loja de aplicativos do iPhone e iPad, em breve. 

O Google também anunciou a criação da funcionalidade "Hangouts no ar", que transmite imagens e sons de um usuário para um número maior de pessoas. Até o anúncio, as videochamadas poderiam ser feitas por até nove pessoas simultaneamente. Apesar da transmissão ser publica, o número de participantes continua restrito: 9 pessoas. Na prática, o serviço é semelhante ao oferecido pelo Twitcam.

Mais novidades

Para tentar segurar o crescimento do Facebook, o Google+ aposta na interação entre usuários. Os "Hangouts" ganharam ainda mais funcionalidades quando acessados pelo navegador do computador. O usuário poderá compartilhar a tela do computador, fazer desenhos ou notas e criar documentos de texto ou planilha, integrando a rede social com o Google Docs. 

Números

De acordo com os dados divulgados pelo post do Google, nos 90 dias em que a rede passou restrita, mais de 1 bilhão de itens postados e compartilhados pelos usuários. Em julho de 2010, pouco menos de um mês após o lançamento, a rede social já contava com 20 milhões de usuários. Os números foram apurados pela empresa comScore. Do total, cerca de 620 mil são brasileiros. 

 

Entenda como funciona o Google+, o 'Facebook' do Google
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host