UOL Notícias Tecnologia

11/10/2011 - 12h00 / Atualizada 11/10/2011 - 15h06

Brasil aumenta envio de spams e mantém 3º lugar em ranking de mensagens indesejadas

Da Redação
  • Brasil só perde para Estados Unidos e Índia em ranking de países que mais enviam spams

    Brasil só perde para Estados Unidos e Índia em ranking de países que mais enviam spams

Ranking de Spam

  • Arte UOL

    Gráfico mostra o ranking da origem de spams

  • Arte UOL

    Gráfico mostra as línguas mais usadas em spams

O Brasil, no 3º trimestre de 2011, apresentou um aumento de 1,61% no envio de spams (mensagens eletrônicas envidadas para usuários sem eles terem solicitado) comparado ao período anterior, 2º trimestre do ano. O crescimento do envio de mensagens indesejadas fez com que o país mantivesse o posto de 3ª nação que mais envia spams do mundo. As informações são do levantamento “AVG Community Powered Threat” publicado nesta terça-feira (11) pela AVG, empresa da República Tcheca que desenvolve antivírus.

No segundo trimestre de 2011 (abril a junho), o Brasil era responsável pelo envio de 3,8% dos spams no mundo. Já no terceiro trimestre (julho a setembro), esse número saltou para 5,41%. Na atual conjuntura, o Brasil, segundo a AVG, só perde para os Estados Unidos, que envia 35,11% dos spams, e da Índia, responsável por 5,48%.

Quanto ao idioma das mensagens enviadas, há predominância do inglês (68,45%). No entanto, a língua portuguesa, que é a 6ª mais falada no mundo, é a terceira mais utilizada no envio de mensagens indispensáveis. A língua foi usada em 2,27%. Em segundo lugar, a AVG detectou que 18,56% dos spams foram enviadas em idiomas desconhecidos – provavelmente, fruto de más traduções, que misturam vários idiomas.

No que diz respeito aos domínios mais usados pelos spammers, alguns deles são de serviços famosos de e-mail. O mais utilizado é o Hotmail (serviço de e-mail da Microsoft) com 3,54%. Também consta na lista o Gmail (serviço de e-mail do Google) com 0,5% e o Facebook.com com a mesma porcentagem. O encurtador mais utilizado por usuários mal intencionados é o bit.ly. 

Ataques mais utilizados

O ataque mais utilizado pelos cibercriminosos no terceiro trimestre do ano foi o “Rogue Scanner” com 27,95%. Apesar do nome em inglês, esse tipo de ameaça consiste em páginas Com programas falsos, que prometem escanear o computador do usuário para a remoção de vírus. No fim das contas, o usuário que cai neste tipo de golpe instalar malwares, programas mal-intencionados que podem roubar informações ou exercer controle sobre o computador.

Curiosidades

  • bit.ly

    é o encurtador de URL mais
    usado para espalhar spams

  • Mais de 2 milhões

    de SMS com spams ou códigos maliciosos foram detectadas

  • Rogue Scanner

    é a ameaça mais ativa na Web, 27,95% dos malwares detectados

Na sequência, vem os Blackhole Exploit Kit (16,74%), que são páginas que contêm scripts que também instalam malwares no PC; páginas de engenharia social (12,82%), que usam temas em voga para fazer o usuário acessá-la e, assim, instalar programas maliciosos e spams de farmácia (9,26%).

Vírus em aparelhos Android

Usuários de sistemas Android, além da loja de aplicativos oficial (Android Market), contam com outras opções de locais para baixar programas. Porém, o usuário deve ter cuidado com os “sistemas alternativos” de download, alerta a empresa.

No relatório, a empresa de segurança cita, por exemplo, a loja de aplicativo AppsLib. De acordo com a pesquisa, pelo menos dois usuários (kingmall2010 e zsone) desse site postaram versões infectadas de programas para Android, como Angry Birds, Advanced Task Killer e Bar Code Scanner.

Para usuários da plataforma de smartphone, a empresa aconselha que o dono do celular Android evite baixar aplicações de fontes pouco confiáveis, faça uma busca pelo autor do aplicativo para saber o histórico de reclamações dele. É recomendado também que o usuário preste atenção a programas estranhos que estão rodando no smartphone.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host