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13/12/2011 - 12h57 / Atualizada 13/12/2011 - 18h09

Acordo com gravadoras levou à demora da iTunes Store no Brasil, diz Apple

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia
  • iTunes Store Brasileira conta com mais de 20 milhões de músicas, segundo a Apple

    iTunes Store Brasileira conta com mais de 20 milhões de músicas, segundo a Apple

Disponível desde 2003, a loja de conteúdo digital da Apple só chega oficialmente ao Brasil oito anos depois de sua estreia nos Estados Unidos, onde os usuários podem comprar músicas, filmes e séries. A demora por aqui – onde até então a iTunes Store só oferecia podcasts -- deveu-se, segundo a Apple, à necessidade de fazer acordos com as grandes gravadoras e, principalmente, com selos independentes locais. Além disso, houve também arranjos relacionados à infraestrutura.

As afirmações são de Oliver Schusser, diretor-sênior do iTunes, que veio ao país para uma sessão de entrevistas nesta terça (13), dia do lançamento da loja online. Ele não soube precisar qual o percentual de músicas brasileiras existentes no rol de 20 milhões de canções anunciadas pela Apple, mas garantiu que a empresa trabalhou para trazer os principais artistas e sucessos que agradam ao público brasileiro.

A Apple também faz a estreia também nesta terça da iTunes Store em mais 15 países latino-americanos.

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Made in Brazil

Questionado se o conteúdo de artistas brasileiros estaria também disponível para outra iTunes Stores no mundo, o executivo disse que isso não acontece necessariamente, embora em alguns casos específicos, como de artistas expoentes no mercado internacional, já seja possível aos estrangeiros comprar essas musicas.

Um desses casos é o da cantora Marisa Monte, que estava presente à entrevista para o lançamento da iTunes Store brasileira. A cantora destacou a loja como um serviço bem construído para o consumidor. "Ele torna o consumo de música muito mais legal. Eu mesma compro poucos discos físicos atualmente, muito do que ouço é digital", revelou.

Marisa frisou ainda que o vasto catálogo trazido ao país vai ajudar a disseminar o consumo de música digital -- o que ajuda indiretamente a reduzir a pirataria. "Fica 'super fácil' baixar músicas e em vários aparelhos"

O que vem por aí

Schusser afirmou que os gifts cards -- cartões pré-pagos que podem ser comprados online ou em grandes redes varejistas -- só estarão disponíveis no Brasil em 2012. Com eles, os usuários não precisam usar cartão de crédito para adquirir conteúdo: basta cadastrar o cartão pré-pago, e o valor das compras é subtraído automaticamente desse montante.

O diretor sênior da iTunes comentou ainda que a Apple trabalha para ampliar o conteúdo da loja de aplicativos da empresa no Brasil, atualmente restrito devido à classificação etária própria utilizada pela empresa, não aceita no Brasil. "Estamos cientes desse problema e, de fato, apenas alguns mercados sofrem esse tipo de restrição, como aqui e na África do Sul."

Ele destacou ainda que o Brasil é o primeiro país fora os Estados Unidos a utilizar o iTunes Match, serviço que possibilita a sincronização do conteúdo digital adquirido na loja entre vários dispositivos Apple, armazenando os arquivos remotamente em servidores em nuvem. Outra novidade para os brasileiros é a chegada da Apple TV no país, aparelho set top box que pode ser ligado a televisores e permite acesso ao conteúdo digital da loja. O dispositivo já está à venda no site da Apple por R$ 399.

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