UOL Notícias Tecnologia

CES 2012

Consumer Electronics Show - Feira de eletrônicos - De 10 a 13 de janeiro em Las Vegas, EUA

  • Imagem: Reprodução

14/01/2012 - 06h40 / Atualizada 07/03/2012 - 13h00

Ultrabook como o 'novo tablet' e TVs controladas por voz marcam CES 2012

Guilherme Tagiaroli*
Do UOL, em Las Vegas

A CES 2012, feira anual de eletrônicos de consumo realizada em Las Vegas (EUA), pode ser resumida, basicamente, em dois assuntos: ultrabooks e formas alternativas para o controle de eletrônicos – sobretudo os televisores, que cada vez mais reúnem características de smartphones. Em uma tela gigante, é claro.

Os ultrabooks na feira foram apresentados com grande alarde pelas companhias. Se depender das fabricantes, assim como 2011 foi o ano da consolidação dos tablets, em 2012 o mundo da tecnologia voltará os olhos para os ultrabooks. Veja abaixo alguns dos modelos apresentados.

No decorrer do ano, veremos se a empolgação das empresas – aliás, todas as grandes já apresentaram seus modelos de ultrabook -- será correspondida pelos consumidores. Um dos desafios diz respeito ao próprio nome: será que o termo ultrabook vai pegar? Por que dar o nome de ultrabook a um notebook que é mais fino e mais rápido?

Nos Estados Unidos – onde já há muito mais ultrabooks disponíveis para venda do que no Brasil -- raramente estes computadores são vistos em uso. No mercado norte-americano, notebook fino, de inicialização rápida e leve ainda é sinônimo de MacBook Air.

Controles por voz e gestos
As empresas de tecnologia na CES 2012 também deram um sinal claro sobre os planos de mudar a forma de interação entre eletrônicos e as pessoas. Cada vez mais – inspirados ou não pelo serviço Siri, da Apple – as companhias têm investido em recursos de voz e gestos para controlar televisores ou computadores.

Os recursos das TVs LG e Samsung apresentados na feira são a maior prova disso. A partir deles, é possível, por exemplo, fazer buscas na internet, mudar de canal ou mesmo fazer atualizações em redes sociais. Tudo isso com comando de voz.

Veja como funcionam as TVs controladas por gestos e por voz

Em outra frente, a empresa sueca Tobii abriu um novo horizonte no que diz respeito ao controle do computador. Por meio de sensores que identificam movimentos dos olhos, é possível navegar ou mesmo jogar apenas mirando uma tela de computador. A companhia, que participou pela primeira vez do evento neste ano, ganhou um prêmio da CEA, idealizadora da CES, de inovação.


Portáteis
Na área de smartphones, as companhias levaram várias novidades ao evento: na maioria dos casos, aparelhos com sistema Android IceCream Sandwich. A Nokia, para entrar bem no mercado americano, lançou um aparelho com Windows Phone, o Lumia 900, que suporta redes 4G.

Algo que pode ser negativo quando se trata de Windows Phone – também no caso do Lumia 900 -- é o fato de todos os aparelhos serem extremamente parecidos, padronizados. Em contraposição, os modelos com sistema Android são criticados pela fragmentação – o que dificulta, por exemplo, o desenvolvimento de acessórios específicos para eles. No entanto, é possível notar diferenças claras entre os dispositivos com o sistema do Google: apesar de rodarem todos a mesma plataforma, você pode gostar mais de um que de outro.  

A Huawei conseguiu bastante atenção no evento ao anunciar o Ascend P1 S, o smartphone mais fino do mundo. Ele tem 6,68 milímetros enquanto o ''antigo'' mais fino mundo, o Motorola Razr, tem 7,1 milímetros.

Quanto aos tablets, o destaque ficou para os modelos da Acer e Asus com o chip Nvidia Tegra 3 – este é o primeiro processador com quatro núcleos disponível no mercado. Mas, ao contrário do que aconteceu na edição 2011 da feira, neste ano os tablets não foram as estrelas. O lugar de destaque foi, mesmo, reservado aos ultrabooks.

* O repórter viajou a convite da Panasonic

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host