UOL Notícias Tecnologia

19/01/2012 - 10h19

Wikipedia volta ao ar e informa ter tido 162 mi de acessos com "apagão" de conteúdo

Do UOL, em São Paulo

Entenda a polêmica do Sopa

  • Sopa é a sigla para Stop Online Piracy Act (lei para impedir a pirataria online)
  • O projeto de lei está no Congresso dos EUA e visa impedir a pirataria na internet
  • São a favor produtores de conteúdo como Disney, EMI, Sony Music Entertainment , Time Warner e Universal Music
  • São contra a lei empresas de internet, como Wikipedia, Google, Facebook, Twitter, eBay, Yahoo e Mozilla
  • Aqueles que são contra dizem que a lei permitirá fechar um site inteiro, caso ele seja acusado de pirataria, sem a necessidade de julgamento ou audiência judicial. Isso mesmo que um usuário, e não o próprio site, publique conteúdo pirata. Ou seja: o site será responsável na Justiça por tudo o que divulga (mesmo que o conteúdo seja postado pelo internauta)
  • Em seu protesto, a Wikipedia diz que a lei afetará a liberdade da internet em todo o mundo, não só nos EUA. Isso porque os donos de sites terão de controlar o material (mesmo aquele postado por internautas), sob o risco de serem fechados
  • No caso da Wikipedia, por exemplo, seria necessário monitorar todos os sites linkados na enciclopédia, caso a lei seja aprovada. Se um desses sites tiver conteúdo considerado inapropriado (pirata), o site todo poderia ser fechado
  • O Google usa o lema “Acabe com a pirataria, não com a liberdade”. A empresa compara os projetos aos métodos de censura da China e afirma que, entre outras coisas, teria de deletar sites de seus resultados de busca

A Wikipedia, enciclopédia virtual, anunciou nesta quinta-feira (19) que a página de protesto exibida durante a quarta-feira (18) teve mais de 162 milhões de acessos. A razão da manifestação do site, que fechou todo o conteúdo disponível em inglês, é a posição contra dois projetos de lei em tramitação nos Estados Unidos chamados Sopa (do inglês, lei para impedir a pirataria online) e Pipa (do inglês, lei para proteger a propriedade intelectual).

“Vocês desligaram os quadros do Congresso. Vocês derreteram os servidores deles. Mensagens de todo o mundo e das redes sociais dominaram o noticiário. Milhões de pessoas se manifestaram em defesa de uma internet livre e aberta”, diz o anúncio da Wikipedia.

Durante a quarta-feira (18), vários sites protestaram contra os projetos de lei antipirataria. No entanto, o caso mais radical foi da Wikipedia que bloqueou todo o conteúdo disponível em língua inglesa. Sites como Google, a página de anúncios Craiglist, Reddit (que reúne notícias de internautas) e os blogs Huffington Post e Boing Boing colocaram mensagens em seus sites contra o Sopa e o Pipa.

“Sopa e Pipa não estão mortos: eles estão aguardando no escuro”, ressalta a mensagem postada nesta quinta no site da Wikipedia.

Mark Zuckerberg, diretor-executivo do Facebook, rompeu um silêncio de quase três anos no Twitter para se manifestar no microblog. No texto, ele sugere que os internautas peçam aos congressistas para serem “pró-internet”. Desenvolvedores independentes também criaram um jogo baseado em Super Mario Bros, que tem quase todos os elementos do game censurados com tarjas pretas.

Já no Brasil, Maurício de Sousa também aderiu ao apagão tirando o site da Turma da Mônica do ar. O fim do texto de protesto conclui: “Por aqui, a única Sopa que apreciamos é a que a Magali toma; e Pipa, só a amiga da Tina ou aquela que voa livre pelos céus”.

O presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos EUA, Lamar Smith, e um dos autores do projeto Sopa, disse que o apagão da Wikipedia e de outros sites é "um golpe publicitário que presta um desserviço aos seus usuários ao promover o medo em vez de fatos". "Talvez durante o apagão os usuários possam procurar em outro lugar uma definição precisa de pirataria online."

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host