UOL Notícias Tecnologia

23/01/2012 - 11h24 / Atualizada 23/01/2012 - 11h39

Criador do Megaupload conquistou liderança em jogo online ''mais pirateado'' de 2011

Do UOL, em São Paulo*
  • Kim 'Dotcom' aparece em vídeo no YouTube comemorando primeiro lugar no ranking do Modern Warfare 3; criador do Megaupload comemorou feito com confetes e bolo em formato de número um

    Kim 'Dotcom' aparece em vídeo no YouTube comemorando primeiro lugar no ranking do Modern Warfare 3; criador do Megaupload comemorou feito com confetes e bolo em formato de número um

Algumas semanas antes de ser preso na Nova Zelândia, sob a acusação de promover pirataria no site que criou, o Megaupload, o alemão Kim Schmitz, também conhecido como Kim Dotcom, conquistou um posto de fazer inveja no mundo dos games: chegou à primeira colocação no ranking online do Call of Duty Modern Warfare 3, um dos jogos mais populares (e pirateados) no mundo.

Dotcom, segundo o site “Venture Beat”, publicou na internet um vídeo em que aparece tomando o primeiro lugar no ranking “Mortes” e no topo dos líderes do Modern Warfare 3. No jogo, ele é conhecido pelo apelido de "Megaracer". Ele comemorou a façanha entre amigos com um bolo no formato do número um e uma chuva de confetes.

O jogo é um dos mais populares no mundo --  vendeu 6,5 milhões de unidades logo em sua estreia -- e pode ser jogado pela internet por múltiplos participantes. Ele simula um mundo onde foi declarada a Terceira Guerra Mundial e o jogador tem de cumprir algumas missões (e atirar muito contra os oponentes). Leia aqui a análise completa do game por UOL Jogos.

O mais irônico, prossegue o “Venture Beats”, é que o Megaupload é um dos sites mais usados para piratear o jogo, cujos direitos pertencem à Activision. Segundo um levantamento feito pelo blog do BitTorrent, o Modern Warfare foi um dos games mais pirateados e compartilhados na internet em 2011, mesmo antes que fosse lançado, em novembro do ano passado.

Ainda que pirateado, o jogo chegou a vender 15 milhões de cópias no ano passado e é um dos mais vendidos do mundo.

EUA pedem extradição

Autoridades norte-americanas querem extraditar Dotcom sob alegações de que ele arquitetou um esquema que arrecadou mais de US$ 175 milhões em poucos anos, copiando e distribuindo sem autorização músicas, filmes e outros conteúdos protegidos por direitos autorais. A defesa argumenta que o Megaupload.com simplesmente oferecia armazenamento online.


A empresa e sete de seus executivos foram acusados de participar do suposto esquema para oferecer material na internet sem compensar os detentores de direitos autorais. Um tribunal da Nova Zelândia ordenou nesta segunda-feira (23) que Dotcom permaneça preso. O criador do Megaupload nega acusações de pirataria na internet e lavagem de dinheiro e diz que as autoridades estão tentando fazer a pior imagem possível dele.

A procuradora Anne Toohey afirmou em audiência que Schmitz era um risco "no ponto extremo da escala" porque teria acesso a fundos, múltiplas identidades e um histórico de fugir de acusações criminais. "O FBI acredita que as somas de dinheiro identificadas não representam todas as contas bancárias do senhor Dotcom", disse.

O juiz neozelandês David McNaughton diz que aplicar uma fiança seria bastante complicado para uma decisão imediata, acrescentando que anunciará uma decisão por escrito até quarta-feira (25). "Dada a dimensão dos assuntos cobertos pelo processo de fiança e a seriedade do tema, vou reservar minha decisão", disse.

*Com informações da Reuters

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host