UOL Notícias Tecnologia

26/01/2012 - 16h41 / Atualizada 26/01/2012 - 19h47

Empresas de telefonia são as que têm mais reclamações de consumidores na internet

Do UOL, em São Paulo

As empresas de telefonia figuram entre as que têm maior número de reclamações na internet, segundo um levantamento feito com denúncias publicadas por consumidores nos sites ReclameAqui, Reclamão e NuncaMais, divulgado nesta quinta (26) pela MITI Inteligência.

Reclamações em sites especializados

Empresa Nº de queixas
TIM 29,3 mil
Americanas.com 27,1 mil
Claro 20,5 mil
Oi 15,86 mil
Telefônica 15,85 mil
Groupon 14,8 mil
NET 14,4 mil
Submarino.com 14,2 mil
Compra Fácil 13,2 mil
Sky 10,8 mil

De acordo com a pesquisa, baseada em dados de 2011, o setor de telefonia foi o com mais reclamações, com 37% do total de denúncias nos sites especializados. Sites de comércio eletrônico aparecem logo após, com 31% das queixas.

No caso das empresas de telefonia, as queixas mais comuns são em relação ao descaso das companhias, citados por sete entre dez consumidores. Já em relação às empresas de comércio eletrônico, a reclamação dominante é o atraso na entrega dos produtos.

A operadora TIM ficou no primeiro lugar do ranking, com 29 mil reclamações nos sites especializados. Em segundo, está o site varejista Americanas.com (27 mil) e, em terceiro, outra operadora, a Claro (20 mil). Completam a lista Oi Telefonia, Telefônica Speedy TV, Groupon, Net TV e banda larga, Submarino, Compra Fácil e Sky.

A pesquisa mostra que praticamente todas as empresas que constam no ranking tiveram o dobro de reclamações registradas na internet em 2011 do que no ano anterior. “Isso acontece porque o consumidor entendeu que a web e as redes sociais permitem um relacionamento mais direto com as marcas”, explica Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.

Compras coletivas

Segundo a MITI Inteligência, o ano de 2011 foi marcado por um aumento considerável nas reclamações relacionadas a sites de compras coletivas. O Grupon teve, durante o período, 14 mil denúncias registradas nos sites de reclamação. Peixe Urbano e Click On ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares dos sites de compras coletivas com mais queixas.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host