UOL Notícias Tecnologia

27/01/2012 - 08h18 / Atualizada 27/01/2012 - 09h28

Apple rebate acusações sobre más condições de trabalho em linhas de montagem na Ásia

Do UOL, em São Paulo
  • Tim Cook, CEO da Apple, criticou em carta aos funcionários da empresa acusações de que a fabricante não se preocupa com as más condições de suas linhas de montagem na Ásia. Ele destacou que a empresa realiza anualmente inspeções na sua cadeia de fornecedores

    Tim Cook, CEO da Apple, criticou em carta aos funcionários da empresa acusações de que a fabricante não se preocupa com as más condições de suas linhas de montagem na Ásia. Ele destacou que a empresa realiza anualmente inspeções na sua cadeia de fornecedores

O chefe-executivo da Apple, Tim Cook, enviou uma carta por e-mail aos funcionários da empresa criticando uma reportagem publicada pelo “New York Times” na última quinta (26), em que a companhia é acusada de não se preocupar com as más condições de trabalho em linhas de montagem de seus produtos na Ásia.

Segundo o site “9to5Mac”, Cook abre a carta dizendo que a Apple “se preocupa com cada trabalhador de sua rede de fornecedores mundial”, embora “algumas pessoas estejam questionando os valores da empresa”.

“Qualquer acidente é profundamente preocupante, qualquer problema com as condições de trabalho é motivo de preocupação. Qualquer insinuação de que nós não nos importamos é patentemente falsa e ofensiva”, frisou o CEO da Apple.

Na carta, Cook prossegue dizendo que as acusações feitas são contrárias aos valores mantidos pela Apple. “Para centenas de vocês que estão trabalhando em nossa cadeia de fornecedores ao redor do mundo ou passando longas horas trabalhando longe de suas família, sei que estão indignados com isso tanto quando eu”, queixou-se.

Inspeção anual

Segundo o CEO da Apple, a empresa realiza anualmente inspeções em sua cadeia de fornecedores. No início deste mês, a fabricante chegou a publicar a sua lista mundial de fornecedores pela primeira vez em um relatório que detalhava problemas em práticas mantidas nas linhas de montagens por essas empresas.

“Fizemos um grande acordo de progresso e melhora das condições de trabalhao para milhares de trabalhadores recentemente. Não conhecemos ninguém na nossa indústria que tenha feito isso, em tantos lugares e para tantas pessoas”, disse.

“Nos concentramos em educar nossos funcionários sobre seus direitos, para que tenham poder de se expressarem quando veem condições inseguras ou tratamento desleal. Como vocês sabem, mais de um milhão de pessoas foram treinadas pelo nosso programa.”

Denúncia

Na reportagem da última quinta (26), intitulada “Na China, custos humanos são incorporados ao iPad”, o “New York York Times” menciona um acidente ocorrido na linha de montagem de de iPads em Chengdu, China, no qual duas pessoas morreram e outra dezena ficou ferida após uma explosão.

“Na última década, a Apple se tornou uma das mais poderosas, ricas e bem-sucedidas empresas no mundo, em parte por dominar a fabricação global. A Apple e seus colegas de alta tecnologia – assim como dezenas de empresas nos EUA – alcançaram um ritmo de inovação incomparável”, diz o texto. “Entretanto, funcionários que montam iPhones, iPads e outros dispositivos trabalham em condições ruins de trabalho, segundo empregados dessas fábricas, advogados e documentos publicados pelas próprias empresas", contiua.

O jornal cita o relatório anual sobre a cadeia de fornecedores divulgado pela Apple, mas afirma que “problemas significantes persistem”. “Mais da metade dos fornecedores auditados pela Apple violaram em ao menos um aspecto o código de conduta, em todos os anos desde 2007”, diz a reportagem.

“A Apple nunca se preocupou com nada a não ser aumentar a qualidade dos produtos e diminuir o custo de produção”, disse ao jornal Li Mingqi, ex-funcionário da Foxconn, a principal fornecedora de mão-de-obra à Apple. “O bem-estar dos trabalhadores não tem nada a ver com os interesses deles”, reclamou.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host