UOL Notícias Tecnologia

15/02/2012 - 12h33 / Atualizada 22/02/2012 - 12h09

Empresa chinesa diz deter marca 'iPad' e planeja proibir venda do tablet no país

Do UOL, em São Paulo
  • Em maio de 2011, duas pessoas ficaram feridas e tiveram que ser atendidas em hospitais de Pequim durante tumulto nos primeiros dias de venda do iPad 2 na China; no lançamento do iPhone 4S, neste ano, também houve confusão

    Em maio de 2011, duas pessoas ficaram feridas e tiveram que ser atendidas em hospitais de Pequim durante tumulto nos primeiros dias de venda do iPad 2 na China; no lançamento do iPhone 4S, neste ano, também houve confusão

A Proview Technology, empresa de tecnologia chinesa que afirma deter a marca iPad, planeja proibir as exportações do computador tablet da Apple da China. Autoridades aduaneiras chinesas, no entanto, disseram que a proibição da venda dos tablets será difícil de ser imposta, dada a popularidade do dispositivo e o tamanho do mercado chinês.

Autoridades de cerca de 20 cidades chinesas já ordenaram que revendedores de produtos Apple parem de comercializar iPads. Apesar da determinação, as aduanas chinesas não estariam obedecendo à ordem, disse o advogado da Proview, Xie Xianghui. 

A Apple perdeu uma ação para a Proview na cidade de Shenzhen no final do ano passado, quando a Justiça chinesa concordou que a marca iPad pertencia à empresa asiática. A próxima audiência do caso será em 29 de fevereiro.

A ação da Proview poderia ser um golpe duro para as vendas de iPads em todo o mundo, caso de fato fosse cumprida. Além de consumidora dos gadgets da Apple, a China é a principal base de produção para a companhia norte-americana, com produção de iPads, iPhones e iPods.

Batalha judicial

A batalha legal entre a Apple e a Proview Technology (Shenzhen) sobre a marca iPad está emergindo como a mais recente dor de cabeça para a gigante dos Estados Unidos em um mercado ascendente e joga luz sobre os desafios legais que multinacionais estrangeiras enfrentam quando operam na China.

No ano passado, a Apple perdeu um caso para a empresa em uma corte no sul da China, que concordou que a Proview possuía a marca iPad.

A Apple recorreu da decisão e um julgamento final deve começar em 29 de fevereiro. Esta decisão será a última sobre o processo legal chinês. A Apple afirmou que comprou os direitos mundiais da marca há muito tempo.

"Nós compramos os direitos mundiais da Proview para a marca iPad em 10 diferentes países há muitos anos. A Proview se recusa a honrar seu acordo com a Apple na China e uma corte em Hong Kong ficou ao lado da Apple nesta questão", disse uma porta-voz da Apple.

*Com informações da Reuters

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host