UOL Notícias Tecnologia

16/02/2012 - 10h39 / Atualizada 16/02/2012 - 21h31

Facebook mudou dinâmica dos namoros, diz pesquisa; veja as etapas da paquera virtual

Ana Carolina Prado
Do UOL, em São Paulo
  • iStockphoto

Um estudo feito pelo ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, lançou luz sobre como o Facebook mudou a forma como os adolescentes começam um namoro. Mais de 2.000 jovens americanos entre 13 e 17 anos foram entrevistados e as informações fornecidas por eles permitiram aos pesquisadores descobrir o passo a passo de como a paquera virtual se torna um relacionamento real.

Passo a passo da paquera no Facebook, segundo o estudo

1. Adolescente se interessa pela pessoa e tenta conseguir seu nome
2. Procura a pessoa no Facebook
3. Envia um pedido de amizade
4. Confere o perfil dela
5. Pedido de amizade é aceito
6. Começa a “curtir” suas publicações ou a “cutuca”
7. Conversa no bate-papo do Facebook
8. Conversa via mensagens abertas no perfil
9. Consegue o número de telefone
10. Trocam mensagens SMS
11. Planejam marcar um encontro
12. Encontram-se, mas não sozinhos
13. Encontram-se sozinhos
14. Pessoa envia pedido de relacionamento no Facebook
15. Atualizam status para "em um relacionamento sério"
16. O namoro começa de verdade

Segundo o estudo, a maioria dos jovens usa a rede social como ferramenta para conhecer ou se aproximar de outros com o intuito de ter um relacionamento sério. “No geral, eles entram para coletar informações sobre a pessoa por quem estão interessados, não para a simples ‘pegação’”, diz Luciana Gontijo, responsável pela área de pesquisas de comportamento da Ericsson na América Latina.

Paquera com precaução

Passada a fase de levantar dados iniciais sobre a pessoa, passa-se a trocar mensagens de celular até que aconteça um encontro na vida real. De acordo com a pesquisa, os jovens evitam conversas por vídeo nessa etapa por preferirem não se expor para quem ainda não conhecem bem. Esse tipo de “chat” é visto por eles como mais apropriado para os adultos. “Eles têm bastante informação e estão cada vez mais conscientes de que precisam tomar cuidado com sua segurança enquanto usam a internet. Faz parte do processo da sociedade que vive conectada dia e noite”, explica Luciana.

Ela diz que os jovens têm consciência de que, além de servir para conhecer pessoas, a internet também pode ser uma ferramenta para enganar outros. Assim, o Facebook é frequentemente usado para se verificar a veracidade das informações passadas pela outra pessoa e com quem ela se relaciona. 

Só depois que já se sente alguma segurança é que o garoto ou garota (segundo Luciana, a obrigatoriedade de o homem tomar a iniciativa não existe mais) faz o convite para um encontro. Nos Estados Unidos, o programa escolhido é sempre acompanhado de outras pessoas e em um lugar público, como shoppings, festas ou cinema. Na América Latina, porém, isso não é regra e o encontro já pode começar com um programa a dois.

Quando a coisa fica séria

Outra constatação do estudo foi a de que, mesmo que tenha havido um pedido de namoro pessoalmente, as incertezas só acabam quando os envolvidos mudam o status do Facebook de “solteiro” para “em um relacionamento sério”. “Isso é visto como uma declaração pública e só aí o relacionamento se torna algo garantido”, explica Luciana.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host