UOL Notícias Tecnologia

MWC 2012

Mobile World Congress: Feira de tecnologias móveis - De 27 de fevereiro a 1º de março, em Barcelona, Espanha

  • Imagem: Divulgação

27/02/2012 - 06h03 / Atualizada 27/02/2012 - 06h03

Sony segue Apple e reforça integração entre seus smartphones, tablets e TVs

Ana Ikeda
Do UOL, em Barcelona (Espanha)
  • Kazuo Hirai, presidente da Sony Corporation, fala sobre integração de eletrônicos da Sony em conferência antes do início oficial do Mobile World Congress, feira de tecnologia móvel

    Kazuo Hirai, presidente da Sony Corporation, fala sobre integração de eletrônicos da Sony em conferência antes do início oficial do Mobile World Congress, feira de tecnologia móvel

Produtos com design cada vez mais “limpo” e integrados entre si -- não, não estamos falando da Apple, mas sim da Sony. A empresa reforçou neste domingo (26), em um evento antes do início do Mobile World Congress, feira de tecnologias móveis em Barcelona, que pretende criar um único ecossistema para seus dispositivos, que incluem smartphones, tablets, televisores e consoles de game.

A Sony já havia anunciado no final do ano passado que deixaria para trás em 2012 a marca Sony Ericsson (uma joint venture formada pelas duas empresas há 11 anos) e aumentar a integração dos smartphones aos demais produtos da corporação é uma etapa desse processo. “Nossos consumidores querem seus jogos e músicas integrados em todos os seus dispositivos. Vamos usar todo nosso conhecimento na área móvel para tornar isso possível”, frisou Kazuo Hirai, presidente da Sony Corporation, presente ao evento em Barcelona.

Bert Nordberg, CEO da Sony Ericsson, destacou por sua vez que a Sony é uma “fonte poderosa de conteúdo” – são 21 nomeações ao Oscar (cuja premiação será neste domingo) e 50 milhões de músicas disponíveis aos usuários da linha de smartphone Xperia. “Fica claro como conteúdo é importante para nós”, indicou.

Com os smartphones Xperia ligados a Sony Entertainment Network, rede que integra conteúdo entre dispositivos como o PlayStation, televisores da linha Bravia e tablets, a fabricante promete tornar mais fácil e rápido o compartilhamento online, “seja onde o usuário estiver”, destacou Nordberg.

Xperia: cores para cada notificação

Depois de apostar na elegância e no design “limpo” na linha de smartphones Xperia, a Sony resolveu ousar mais nas cores – já que nenhum dos modelos apresentados ultrapassou a barreira do processador de dois núcleos (como outras marcas prometem para o Mobile World Congress).

Dois novos modelos, Xperia P e Xperia U, ganham um display transparente na parte inferior do aparelho (como no modelo S, anunciado na CES 2012). Essa pequena faixa é capaz de ficar iluminada em cores diferentes para cada tipo de notificação do smartphone – como recebimento de ligações, mensagens de texto e e-mails. Além disso, quando o usuário visualiza uma foto, o aparelho procura combinar a cor do display com a imagem.

O Xperia P, smartphone com carcaça de alumínio, trará câmera de 8 megapixels, acionada com um clique e com o já conhecido sensor Exmor – que corrige melhor fotos tiradas em ambiente de baixa luminosidade. Outra câmera, frontal, poderá transmitir videochat com qualidade HD. “Se você conectar o Xperia P a uma televisão Bravia, com mouse e teclado, vai trasnformá-la em um computador”, garante Steve Walker, gerente global de marketing da Sony.

O Xperia P é equipado com a tecnologia White Magic que, segundo a empresa, melhora a visualização da tela mesmo quando há muita iluminação no ambiente externo.

O segundo smartphone apresentado é o Xperia U, de 5 polegadas, traz uma câmera menos potente, de 5 megapixels, mas capinhas para a parte inferior (nas cores amarela, rosa, branca e laranja) que podem ser trocadas.

Os aparelhos estarão disponíveis na metade do segundo trimestre deste ano e não tiveram o preço divulgado. A empresa anunciou que o modelo Xperia S começa a ser vendido no mercado europeu já nesta semana.

Acompanhe ainda nesta semana as primeiras impressões sobre os modelos, durante a cobertura especial do UOL Tecnologia no Mobile World Congress.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host