UOL Notícias Tecnologia

MWC 2012

Mobile World Congress: Feira de tecnologias móveis - De 27 de fevereiro a 1º de março, em Barcelona, Espanha

  • Imagem: Divulgação

27/02/2012 - 10h03 / Atualizada 27/02/2012 - 12h56

'Supersmartphone' da HTC tira fotos e grava vídeo ao mesmo tempo

Ana Ikeda
Do UOL, em Barcelona (Espanha)
  • Peter Chou, diretor-executivo da HTC, posa com o smartphone HTC One durante coletiva

    Peter Chou, diretor-executivo da HTC, posa com o smartphone HTC One durante coletiva

Em um tom praticamente “profético”, a HTC revelou durante evento prévio ao Mobile World Congress, em Barcelona, o One: a fabricante espera que não seja mais um smartphone nas nossas vidas, mas “o smartphone das nossas vidas”. Uma promessa e tanto, que se apoia no nosso desejo ávido em tirar fotos e gravar – atividades que agora vão poder ser feitas simultaneamente.

Com tela de 4,7 polegadas, o HTC One X ajuda a inaugurar a safra de “supersmartphones”, que usam processador de quatro núcleos, até cinco vezes mais rápidos que os de dois núcleos. O chip em questão é o Tegra 3, da Nvidia, de 1,5 Ghz.

A grande novidade, demonstrou Peter Chou, CEO da empresa, é que o HTC One X será capaz de gravar vídeos e tirar fotos ao mesmo tempo. Basta pressionar um botão durante a gravação de um vídeo para capturar uma foto (mais conhecida como still) da cena.

Além do One X, a linha terá outros dois modelos: o One S, com processador dual-core e tela de 4.3 polegadas, e o One V, modelo mais simples, com menor poder de processamento e tela de 3,7 polegadas.

Foco na imagem e compartilhamento

A apresentação foi conduzida por Peter Chou, diretor-executivo da HTC, que destacou que muitos momentos-chave na vida das pessoas são capturados por meio de fotos. “Cada uma delas tem sua própria memória, interesse e relação que define quem nós somos.”

Chou disse ainda que nosso celular é o dispositivo mais pessoal e íntimo que temos – há controvérsias, não é? – e desejamos um aparelho que seja chamativo aos olhos alheios. O que, segundo ele, é cumprido pelo One X.

Para alcançar padrões mais elevados de qualidade das fotos, a HTC inseriu no One X a “tecnologia de senso de imagem”, para que as pessoas não precisem “pensar em como tirar uma foto" e apenas apertem o disparador.

Isso deve ocorrer por meio de um autofoco “ultrarrápido”, disse Chou, frisando que leva apenas 0,2 segundos para o ajuste automático funcionar ao mirar em uma cena. O diretor-executivo afirmou ainda que o One trará melhorias nas fotos tiradas em baixas condições de luz --  aperfeiçoamento já existente na linha Xperia, da Sony. Em uma comparação com o iPhone 4, da Apple, mostrou o fabricante, o One se saiu melhor.

O smartphone pode ser conectado via Media Link (sincronização de conteúdo na nuvem da fabricante, semelhante ao Air Play, da Apple) a qualquer televisor com tecnologia HDTV para mostrar as imagens na tela grande. Uma parceria com o serviço Dropbox permite que usuários guardem, pelo Sense 4, até 25GB de mídia usando o armazenamento em nuvem.

Acompanhe ainda nesta semana as primeiras impressões sobre os modelos, durante a cobertura especial do UOL Tecnologia no Mobile World Congress.

Clique abaixo e veja imagens do Mobile World Congress 2012

  • Emilio Morenatti/AP

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host