UOL Notícias Tecnologia

01/03/2012 - 01h23 / Atualizada 01/03/2012 - 11h17

Google explica sua política

Marion Strecker
Do UOL, em San Francisco
  • EFE

Nesta entrevista, feita por e-mail, um porta-voz do Google que preferiu não se identificar responde perguntas sobre a nova política de privacidade da empresa. Fala também do acordo feito pela Digital Advertising Alliance (representando 400 empresas, entre elas o Google) com a Casa Branca, o Departamento de Comércio e a Federal Trade Commision.

Leia também: Big Brother Google: Sob protestos, Google introduz nova "política de privacidade" e cria identificação única de usuários

Pelo acordo, a DAA  se comprometeu a trabalhar para a inserção de botões, no topo dos browsers, permitindo aos consumidores bloquear o rastreamento de sua navegação na internet. A DAA "espera" que em nove meses isto esteja disponível, mas não assumiu compromisso com data.

UOL: Quando começa a valer a nova política de privacidade do Google? Neste 1º de março?

Google: Correto, em 1o. de março.

UOL: O que o Google pensa ou fez com relação à carta recebida semana passada pelo CEO Larry Page, da parte da Associação Nacional dos Procuradores Federais, acusando a nova política de falhar em dar escolhas aos consumidores sobre como seus dados são usados?

Google: Nossa nova Política de Privacidade tornará mais fácil de entender nossas práticas de privacidade, e isto reflete nosso desejo de criar uma experiência de uso sem paralelo para o público que estiver usando uma conta Google. Nós realizamos o mais extenso esforço de notificação da história do Google, e nós vamos continuar a oferecer escolhas e controles sobre como as pessoas usam os nossos serviços. Claro que estamos felizes em discutir essa forma com reguladores mundialmente.

UOL: Alguma mudança será feita em função disto?

Google: Nós não planejamos mudança. Nós anunciamos em 24 de janeiro e nós fizemos a mais extensa notificação de nossa história para deixar nossos usuários saberem da atualização da Política de Privacidade em 1o. de março. Nós temos satisfação em falar com qualquer regulador que tenha questões sobre essas mudanças.

UOL: As informações pessoais que os usuários inserem em um serviço específico serão compartilhadas por outros serviços do Google automaticamente? Ou o público terá oportunidade de escolher impedir esse compartilhamento no momento em que usar cada um dos serviços?

Google: Nós continuamos a oferecer escolhas, de modo que as pessoas controlem como elas usam os serviços do Google.

Por anos, nossas políticas de privacidade nos permitiram combinar informação associada a uma mesma conta na maioria dos nossos serviços. Usuários logados normalmente esperam que os produtos deles trabalhem juntos de forma consistente. Por exemplo: nós usamos informação do seus contatos no Gmail para autocompletar um endereço de e-mail quando você começa a convidar alguém a colaborar no Google Docs.

Entretanto, nossas políticas de privacidade restringiam nossa habilidade de combinar informação de uma conta em dois serviços: YouTube e Web History (uma gravação das buscas que você realizou estando logado). Nossa nova e simplificada Política de Privacidade elimina essas inconsistências, de modo que nós podemos fazer mais para você, de sua informação disponível, quando você estiver usando nossos serviços.

Se você não pensa que compartilhar informações vai melhorar sua experiência, você não precisa fazer login para usar serviços como Busca, Mapas e YouTube. Se você estiver logado, você pode usar nossas ferramentas de privacidade e desligar a personalização. Você pode apagar ou desligar o histórico de buscas e seu histórico no YouTube, controlar a maneira com que o Google personaliza anúncios conforme os seus interesses e navegar na internet incógnito usando nosso navegador Chrome. Você pode separar sua informação em contas diferentes, já que nós não unificamos informações pessoais de contas Google diferentes.

UOL: Qual é a posição do Google sobre o conjunto de princípios sobre privacidade online que a nação deveria adotar segundo o divulgado pelo governo Obama na semana passada?

Google: Nós estamos satisfeitos em fazer parte de um amplo acordo da indústria em respeitar o cabeçalho "Não Rastreie" de forma consistente e significativa, que ofereça aos usuários escolha e explicação clara sobre os controles do navegador (browser). Você pode ler nosso texto completo no blog: http://googlepublicpolicy.blogspot.com/2012/02/google-welcomes-broad-industry.html.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host