UOL Notícias Tecnologia

02/03/2012 - 07h01 / Atualizada 02/03/2012 - 10h45

Criada por brasileiro aos 20 anos, empresa de anúncio online está na 'lista VIP' da inovação

Ana Carolina Prado
Do UOL, em São Paulo
  • Divulgação

    Empresa criada por empresário aos 20 anos apareceu nas revistas "Fast Company" e "Forbes"

A revista norte-americana "Fast Company" fez uma lista com as 50 empresas mais inovadoras do mundo em sua edição de fevereiro. No topo do ranking estão as gigantes Apple, Facebook e Google (em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente). Mas duas brasileiras também foram citadas: a Bug Agentes Biológicos (por trazer uma alternativa aos pesticidas agrícolas) e a boo-box, empresa de tecnologia de publicidade e mídias sociais. As duas também aparecem no topo de outra lista feita pela revista "Forbes" que indica as dez empresas mais inovadoras e promissoras do Brasil, ao lado da Petrobras, Embraer e Grupo EBX.

“O mercado de publicidade online é muito carente de inovações em ampla escala. Não é como o de biotecnologia, por exemplo, que é altamente inovador por natureza”, disse ao UOL Tecnologia o fundador da boo-box, Marco Gomes.

Marco tem 25 anos e fundou a empresa aos 20, em 2007. A inovação já estava no seu DNA desde a sua criação. “Nossa missão é fomentar o crescimento da internet brasileira e fazer com que a internet seja o meio de comunicação mais importante no Brasil”, explica. Ele acredita que o motivo principal por ter sido incluída como uma empresa inovadora seja a capacidade de não só produzir tecnologia, mas propagá-la. “Muitas empresas têm soluções inovadoras, mas não conseguem levar essa tecnologia ao mercado. A gente já nasceu pensando em levar tecnologia às massas, não deixá-la restrita a laboratórios ou escritórios”.

Como a boo-box funciona

A boo-box permite que produtores de conteúdo ganhem dinheiro com seus blogs ou perfis em redes sociais (como o Twitter), veiculando diferentes formatos de anúncios em suas páginas (como links patrocinados em posts ou widgets paralelos ao conteúdo, por exemplo). Já os anunciantes podem usar a empresa para colocar publicidade em grande escala nas mídias sociais, com controle sobre categoria, palavra-chave, geolocalização e relatórios sobre os resultados.

  • Exemplo de um dos formatos de anúncios disponíveis para blogs por meio da boo-box. Quando o leitor clica no link inserido em um post, aparece uma caixa de diálogo com a publicidade

A empresa tem uma rede de publicidade online com 310 mil sites que exibem 3 bilhões de anúncios por mês. Segundo um estudo feito pela própria boo-box e atestado pela empresa de pesquisas Navegg, eles alcançam 80 milhões de usuários da internet no Brasil, o que corresponde à totalidade do número de pessoas com conexão no país segundo o Ibope 2011.

Até o ano passado, a empresa se limitava a fazer a execução de projetos de publicidade na internet. Agora, oferecem planejamento, monitoramento e análise de resultados também. A ampliação do serviços veio com a união da boo-box à empresa argentina Popego, especializada em inteligência artificial e análise semântica, para formar o Grupo 42. “Já éramos parceiros há anos e desenvolvíamos tecnologia juntos. Juntando mídia e inteligência artificial, a ideia é virar um grupo de tecnologia latino-americano referência no mundo e se expandir no mercado latino-americano”, diz Marco.

Mas o jovem empresário garante que ainda há muitos desafios pela frente. “Temos muito a crescer. Nosso foco agora é aumentar a qualidade e abrangência da nossa cobertura e trabalhar com novos produtos e soluções para anunciantes. Queremos desenvolver ações mais inovadoras nas redes sociais e prover tecnologia que lhes permita acompanhar de perto os resultados.” 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host