UOL Notícias Tecnologia

30/03/2012 - 11h16 / Atualizada 30/03/2012 - 11h19

Facebook chama ex-engenheiro do Google para revolucionar sua ferramenta de busca

Do UOL, em São Paulo

Segundo a Bloomberg Businessweek, o Facebook colocou mais de 20 engenheiros para trabalhar em um projeto liderado pelo ex-engenheiro do Google Lars Rasmussen.  O objetivo é melhorar radicalmente o sistema de buscas da rede social.

A ideia, segundo uma fonte ouvida pela revista, é melhorar a vida dos usuários que querem fazer buscas entre todo o conteúdo gerado pelos usuários, como atualização de status, links, vídeos e “likes” que dados por meio dos botões espalhados pela internet.

A atual ferramenta de busca é resultado de uma parceria com o Bing, da Microsoft.

Para o editor do site de tecnologia The Next Web, Drew Olanoff, essa pode ser a oportunidade de o Facebook usar a enorme quantidade de informações que possui sobre os usuários para criar um buscador extremamente diferenciado e específico.

"Com listas, assinaturas, ‘likes’ e dados de localização, o Facebook poderia nos permitir realizar consultas muito diretas em um grupo específico de pessoas”, escreveu ele no site. “Por exemplo: se eu quisesse comer tacos, não precisaria necessariamente digitar ‘taco’ em uma caixa de pesquisa como no Google. Eu faria a busca em um local ou grupo de amigos”, completa.

Assim, a busca do Facebook traria resultados personalizados com base nos locais em que seus amigos deram check-in ou “like” – aumentando suas chances encontrar resultados que tivessem mais a ver com você. Grosso modo, a busca do Facebook tem potencial para ser uma poderosa ferramenta de recomendações – enquanto o Google, por mais que use nossos dados de outros serviços, é uma busca muito mais aberta. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host