UOL Notícias Tecnologia

07/01/2010 - 10h20

Motorola lança celular "do avesso" e pensa em tablet

Por Sinead Carew

LAS VEGAS, Estados Unidos, 7 de janeiro (Reuters) - A Motorola anunciou celular dobrável Android "do avesso", com o teclado e tela do lado de fora do aparelho, e está pensando em aderir à nova onda dos computadores "tablet", conhecidos como "smartbooks" por se situarem em um segmento entre celulares inteligentes e netbooks.

Sanjay Jha, co-presidente executivo da empresa, está avaliando a produção pela Motorola de um tablet, maior que um celular comum, em busca da melhor maneira de combinar aparelhos sem fio e computadores.

A Microsoft e a Hewlett-Packard também estão lançando tablets este ano, e a expectativa é de que a Apple faça o mesmo no final de janeiro.

"O tablet é uma das respostas", disse Jha à Reuters em uma entrevista na Consumer Electronics Show, em Las Vegas. "Estamos considerando diversas possibilidades."

A Nokia, maior rival da Motorola, já se expandiu para além dos celulares, com um netbook. A Motorola mesma está trabalhando para reverter a situação de sua deficitária divisão de aparelhos móveis ao concentrar suas atividades em celulares inteligentes acionados pelo Android, o sistema operacional desenvolvido pelo Google.

Jha disse que o mais recente modelo Android da Motorola, o Backflip, estará nas lojas no primeiro trimestre. O aparelho conta com teclado QWERTY completo e com um track pad incomum que funciona como um mouse de computador, por trás da tela. O aparelho também oferece tela de alta resolução que pode ser usada para assistir vídeos, se posicionada em determinada inclinação.

O produto será também vendido no Brasil, até o final do primeiro trimestre, pela operadora Vivo, segundo informou a Motorola no país, sem divulgar preços.

Avi Greengart, analista da Current Analysis, disse que o sucesso do Backflip vai depender dos consumidores mais jovens gostarem do modelo.

"É certamente diferente e de alguma maneira diferente é bom porque isso o destacará nas lojas", disse ele, apontando para a forte concorrência entre os diversos fabricantes de celulares que oferecem modelos Android. "Não há dúvida. Eles estão inovando em termos de hardware, com esse produto."

A Motorola já vende modelos Android para as operadoras Verizon Wireless e T-Mobile USA. Jha diz que esses aparelhos foram bem recebidos pelos consumidores.

A AT&T anunciou, também na quarta-feira, que venderá celulares Motorola Android, mas não deu muitos detalhes.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host