UOL Notícias Tecnologia

07/01/2010 - 09h51

Presidente da Microsoft revela novo tablet da HP

Por Bill Rigby e Gabriel Madway

LAS VEGAS (Reuters) - Steve Ballmer, o presidente-executivo da Microsoft, revelou um novo computador tablet da Hewlett-Packard antes da muito aguardada chegada da Apple a esse segmento.

Mas os analistas se mostraram céticos quanto à capacidade da Microsoft e da HP para despertar tanto entusiasmo entre os consumidores quanto o novo aparelho da Apple, que deve ser lançado em 27 de janeiro, embora a empresa nada tenha dito a respeito publicamente.

Ballmer demonstrou o novo aparelho no final de seu discurso durante a feira de tecnologia CES, em Las Vegas.

"Esse computador portátil, que estará disponível ainda este ano, vai despertar muito entusiasmo entre os consumidores, imagino", disse Ballmer, usando os dedos para virar as páginas de um livro na tela, por meio do software Kindle da Amazon.com.

"Todo mundo está entusiasmado com esse tipo de aparelho", disse Kim Caughey, analista sênior na administradora de fundos Fort Pitt Capital Group. A Microsoft tem "diversas das peças necessárias" a fazer com que um aparelho desse tipo funcione, ela disse, mas não se sabe se ele conseguirá conquistar mercado significativo.

"Como torná-los usáveis e a um preço que as pessoas se disponham a pagar, em minha opinião menos de 500 dólares?", perguntou Caughey.

Ballmer não especificou preços ou a data do lançamento do aparelho. Uma reportagem anterior no New York Times afirmava que ele estaria nas lojas na metade de 2010.

A apresentação da Microsoft, que deu início à maior feira mundial de tecnologia, começou atrasada, depois de uma queda de energia, e sofreu alguns percalços tecnológicos.

Depois de Ballmer, Robbie Bach, que comanda as áreas de entretenimento e jogos na Microsoft, anunciou que um novo título da bem sucedida série Halo será lançado este ano, e que o Projeto Natal, um sistema de videogames sensível a movimentos do usuário, estará nas lojas em tempo para a temporada de festas de fim de ano.

A Microsoft, a maior produtora mundial de software, e a HP, maior fabricante mundial de computadores pessoais, são as mais recentes empresas a se envolver com a ideia de tablets como o aparelho certo para preencher a lacuna entre os laptops e os celulares inteligentes.

E nesta semana, durante a CES, Qualcomm e Nvidia Corp também revelam os chamados "smartbooks" baseados em seus microprocessadores. A Freescale Semiconductor já anunciou sua própria versão.

Essa nova geração de aparelhos buscará destronar a Intel, a fabricante de chips que produz 8 de cada 10 microprocessadores vendidos no mercado mundial. O processador Atom, da gigante norte-americana, atualmente domina o mercado de netbooks.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host