BANGALORE, Índia (Reuters) - As vendas mundiais de semicondutores subiram 4,5 por cento em maio ante abril, para 24,7 bilhões de dólares, ajudada por fortes vendas de computadores pessoais, celulares, tecnologia de informação corporativa, aplicativos industriais e automóveis, informou a Associação da Indústria de Semicondutores (SIA).
A SIA espera que as vendas de computadores pessoais cresçam cerca de 20 por cento e as vendas de celulares entre 10 e 12 por cento este ano.
As vendas de chips subiram 47,6 por cento em maio ante o comercializado um ano antes, com um leve declínio ante abril em uma taxa anual de crescimento.
A indústria de processadores começou a avançar no segundo semestre de 2009, como resultado, as comparações anuais devem continuar a desacelerar durante o segundo semestre de 2010, segundo a SIA.
"Crescentes preocupações sobre problemas como dívida soberana, queda na confiança do consumidor e pressões nos gastos governamentais não parecem ter afetado as vendas mundiais de semicondutores até o momento", disse o presidente da SIA, George Scalise.
As maiores empresas do setor são a Intel, Texas Instruments, Advanced Micro Devices, National Semiconductor, Nvidia, Qualcomm, STMicroelectronics, Samsung Electronics e Hynix Semiconductor.