UOL Notícias Tecnologia

19/11/2010 - 09h42 / Atualizada 19/11/2010 - 10h00

Queda do mercado de equipamento de telecomunicação desacelera

Por Tarmo Virki

BARCELONA (Reuters) - O mercado de equipamentos para telecomunicações continuou a encolher no terceiro trimestre, afirma a empresa de pesquisa Dell'Oro, lançando mais dúvidas sobre as previsões da indústria de estabilidade ou pequeno crescimento em 2010.

A queda do mercado no terceiro trimestre foi de 5 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Dell'Oro. Nos três primeiros meses do ano, houve queda anual de 14 por cento, seguida por contração de 17 por cento no segundo trimestre.

O mercado de equipamentos para telecomunicações sem fio tem se contraído desde que as operadoras cortaram gastos durante a recessão e fornecedores chineses agressivos incentivaram redução de preços.

"Operadoras chinesas começaram a investir de novo, incentivadas principalmente pelo crescimento da base de clientes. As restrições de segurança que impactaram o segundo trimestre acabaram e vemos uma retomada de redes 2G na Índia", dise o analista Stefan Pongratz, da Dell'Oro.

A líder do mercado Ericsson viu sua participação crescer levemente sobre o segundo trimestre, para 33,7 por cento, enquanto a Nokia Siemens Networks perdeu a segunda posição para a Huawei, da China.

A fatia de mercado da Nokia Siemens caiu de 20,8 para 19,8 por cento enquanto a Huwaei conseguiu manter sua parcela de 20,6 por cento, segundo o levantamento da empresa de pesquisa. Em quarto lugar, a Alcatel-Lucent, registrou participação de mercado de 16,2 por cento.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host