UOL Notícias Tecnologia

16/12/2010 - 15h27 / Atualizada 16/12/2010 - 15h29

Disputa entre Nokia e Apple por patentes chega à Europa

Por Chris Borowski

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, abriu um novo fronte em sua disputa legal com a Apple por violação de patentes na Europa, com novos processo na Alemanha e na Holanda.

As 13 novas ações da companhia contra a fabricante do iPhone por usar tecnologia da Nokia fazem parte de uma longa batalha entre as duas empresas, concorrentes no mercado de smartphones, que começou há mais de um ano quando a Nokia abriu o primeiro processo nos Estados Unidos.

Não foi possível entrar em contato com a Apple, que também processou a Nokia por quebra de patentes nos EUA e no Reino Unido. A companhia norte-americana também tem disputas com Motorola, HTC e diversas outras fabricantes de smartphones com o sistema operacional Android, do Google.

O iPhone e outros smartphones Android vêm ganhando força no lucrativo mercado de smartphones, gradualmente tomando o lugar da líder de mercado Nokia, que persiste em usar seu próprio sistema operacional, o Symbian.

"A Nokia está sendo pressionada e pode ver qualquer oportunidade de disputa legal como uma forma de atacar a Apple", disse o chefe de estratégias de aparelhos móveis da Strategy Analytics, Neil Mawston.

"Brigas por patentes têm se tornado cada vez mais normais com companhias buscando qualquer vantagem estratégica possível", afirmou o analista.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host