UOL Notícias Tecnologia

14/01/2011 - 14h30 / Atualizada 14/01/2011 - 15h07

Impacto maior da Wikipedia ainda está para acontecer, diz fundador

Por Matt Cowan e Georgina Prodhan

LONDRES (Reuters) O impacto da Wikipedia sobre o mundo ainda não chegou ao seu auge e a enciclopédia online quer dobrar seu alcance, principalmente por meio de expansão nos países em desenvolvimento, disse o fundador da organização, Jimmy Wales, à Reuters.

A Wikipedia já tem 400 milhões de usuários e está entre os 10 sites mais populares do mundo. O objetivo é chegar ao bilhão de usuários por meio de expansão internacional, começando pela Índia, onde a organização planeja abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos.

"A maior prioridade para nós é diversificar a base de colaboradores, tanto na Wikipedia em inglês, para a qual desejamos diversificar a espécie de pessoa que colabora, quanto em termos geográficos", disse Wales.

A Wikipedia tem mais de 17 milhões de verbetes, mais de 3,5 milhões dos quais em inglês, redigidos colaborativamente por voluntários de todo o mundo. Quase todos os artigos podem ser editados por qualquer pessoa que tenha acesso ao site.

"Acredito que nosso verdadeiro impacto humanitário acontecerá nos próximos anos, ao levarmos informações a pessoas que não dispunham delas", disse Wales, que falou à Reuters em Londres, na festa esta semana em que a Wikipedia comemorou seu 10o aniversário.

Ele disse que, além do número crescente de idiomas nos quais os artigos da Wikipedia são publicados, aumentar a velocidade de acesso também é uma das prioridades.

"Um dos problemas que temos hoje é que somos ocasionalmente um pouco lentos na Índia e China. Os tempos de acesso são lentos porque não temos servidores suficientes lá", disse.

Wales disse que não aceitará compromissos quanto à censura da China, país no qual a Wikipedia pode ser acessada mas não opera servidores próprios, porque se o fizesse teria de colaborar com a filtragem de seu conteúdo.

"O acesso à informação, especialmente à informação básica, é um direito humano fundamental e não aceitamos compromissos quanto a isso. É claro que eles também não aceitam compromissos", declarou.

"Converso com o ministro lá, ele conversa comigo, dialogamos bastante e concordamos em discordar. Estamos progredindo, mas é uma diplomacia lenta", acrescentou.

A Wikipedia financia suas operações principalmente via doações e tem orçamento de cerca de 20 milhões de dólares por ano.

Wales afirmou que a Wikipedia não tem planos para mudar sua condição de instituição não lucrativa por meio da oferta de publicidade no site. "Esse debate é sobre a forma de fazer isso certo, como explicamos o mundo de maneira mútua... então, nesse contexto, não queremos ter muito comercialismo", disse ele. "Isso é muito importante e não vejo qualquer razão para mudar isso."

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host