UOL Notícias Tecnologia

11/05/2011 - 16h30 / Atualizada 11/05/2011 - 16h30

Google reserva US$500 mi para cobrir gasto legal nos EUA

BANGALORE, Índia (Reuters) - O Google reservou 500 milhões de dólares para eventualmente fechar um acordo com o Departamento de Justiça dos Estado Unidos, que investiga as práticas de publicidade online da companhia, sinalizando mais conflitos com as autoridades norte-americanas.

A despesa reduziu o lucro líquido da companhia para 1,8 bilhão de dólares no primeiro trimestre, informa o Google em documentos enviados ao órgão regulador do mercado dos EUA, SEC.

"Em maio de 2011, em conexão com um potencial acordo na investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre o uso de publicidade do Google por certos anunciantes, nós provisionamos 500 milhões de dólares para o período de três meses encerrado em 31 de março", afirma a companhia nos documentos.

Embora o Google afirme que o encargo não tem efeito material adverso sobre os negócios da empresa, a companhia alertou que não pode prever o resultado da investigação do departamento.

O Google não deu mais detalhes sobre a investigação das autoridades norte-americanas. A companhia não comentou o assunto quando contatada pela Reuters.

O Google desistiu de um acordo de busca com o Yahoo em 2008 quando o departamento sinalizou que estava preparado para contestar a operação.

Além disso, tem havido uma série de reclamações às autoridades, muitas feitas por rivais verticais do Google como sites de comparação de preços, que são considerados como uma ameaça à posição do Google como portais de informações online.

Várias destas empresas reclamaram à autoridades norte-americanas e europeias, afirmando que a companhia está prejudicando seus negócios ao tornar seus sites difíceis de serem localizados pelo sistema de busca do Google.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host