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01/11/2006 - 10h09

"Pseudo-sites" de marcas viram febre e preocupam empresas antivírus

Da Redação
As empresas que vendem nomes de domínio na Internet descobriram um novo filão —endereços que parecem com os de empresas conhecidas, em especial de instituições financeiras.

Enquanto domínios comuns são vendidos por cerca de US$ 10, empresas como Sedo.com e Moniker vendem endereços como chasebank-online.com, citi-bank.com e bankofameriuca.com —todos semelhantes aos domínios originais— por centenas ou até milhares de dólares.

Esse novo mercado preocupa as empresas de segurança, porque é muito provável que os clientes comprem domínios como esses para enganar internautas, que acessariam os sites e encontrariam código malicioso para roubar dados ou ainda fazer de seus computadores zumbis que enviam spam.

"Porque alguém compraria um domínio desses sem ser o banco em si —ou alguém que pretende dar golpes para o roubo de dados pessoais?", questiona a empresa de segurança F-Secure em entrevista para o site The Register.

A Sedo.com disse ao site TechWeb que tem um sistema de retirada de endereços semelhantes aos de grandes marcas, mas por ter muitos domínios à venda, não consegue expurgá-los da maneira ideal.

"Temos mais de seis milhões de endereços para venda", disse Jeremiah Johnston, conselheiro geral da Sedo. "É impossível para nós filtrar todas as vendas." A empresa disse também que atende aos pedidos de grande empresas para retirada de endereços similares.

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