UOL Notícias Tecnologia

05/12/2006 - 09h47

HD externo garante privacidade de usuários

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Estimativas da consultoria IT Data indicam que somente cerca de 17% das residências brasileiras terão um computador pessoal em 2006, quando o mercado deve vender, entre micros domésticos e corporativos, cerca de 7,2 milhões de equipamentos. Dado o baixo nível de adoção, nada mais natural do que o uso compartilhado de PCs entre usuários residenciais.

GUIA DE PRODUTOS
Fernanda Ângelo
HDs externos que participaram do teste
VEJA TESTE COMPLETO
DISCO EXTERNO AUXILIA BACKUP
ÁLBUM DE FOTOS

Com isso, porém, o usuário muitas vezes vê sua privacidade ameaçada, já que outras pessoas terão acesso ao mesmo equipamento.

Apesar de sistemas operacionais mais recentes, como é o caso do Windows XP, permitirem a criação de perfis específicos para cada usuário - que pode proteger a sua identidade com senha -, ainda são muitos os que não utilizam o recurso. E mais: a quantidade de computadores rodando versões mais antigas do sistema operacional ainda é considerável.

O HD externo surge aqui como uma alternativa para quem quer manter seus dados a salvo dos curiosos de plantão. O usuário pode conectar o disco rígido secundário ao computador enquanto o utiliza e salvar ali todos os dados, músicas, vídeos e fotos confidenciais. Quando for deixar o computador, basta desconectar o HD e levá-lo consigo para onde desejar.

Alguns modelos inclusive permitem que o usuário rode aplicativos diretamente a partir dele, sem a necessidade de instalar qualquer coisa no micro. Outros, como o Finger Print, da LaCie, ainda trazem tecnologia de biometria, que garante que o acesso aos dados será autorizado apenas ao proprietário, dono da impressão digital configurada no equipamento. (Saiba mais detalhes sobre HDs externos aqui).

Quando o usuário possui um disco rígido externo, ele ainda pode assegurar a integridade dos dados em seu computador ao realizar backups periodicamente, armazenando as informações nesse dispositivo. Por fim, donos de notebooks, que normalmente vivem em trânsito e, portanto, arriscados a ter o equipamento roubado, podem ter no HD externo uma maneira para proteger seus dados. Assim, ainda que o portátil seja levado por bandidos, ele saberá que as informações confidenciais estarão salvas.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host