UOL Notícias Tecnologia

14/12/2006 - 19h00

UOL Blog passa a registrar IP para combater crimes virtuais

Da Redação
Com o objetivo de combater crimes virtuais, o UOL passou a registrar automaticamente o IP (Internet Protocol) de todos os computadores usados para publicar comentários nos blogs do portal. O IP é um número único que representa um computador que acessa a Internet. Os IPs registrados não ficarão visíveis para o público nem serão do conhecimento de funcionários do UOL. O portal fará uso desses dados apenas se e quando houver solicitação judicial. O inciso IV do 5º Artigo da Constituição estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

A medida de registrar o IP de quem publica comentários no UOL Blog gerou tanto protestos quando elogios esta semana.

"Todos os internautas têm direito de expressar qualquer opinião, mas é importante que cada cidadão saiba que é responsável pelas opiniões que emite. Ao alertar os leitores que o IP fica registrado, o UOL segue uma tendência mundial e ajuda àquele que usa o serviço a refletir sobre a responsabilidade que tem", opina o jornalista e blogueiro Fernando Rodrigues.

O incremento na segurança pretende dificultar a ação de pessoas que se aproveitam do anonimato para difamar, caluniar ou injuriar outras pessoas. O registro de IP também é um importante aliado no combate a crimes virtuais como vírus de computador, exploração sexual de menores, uso de identidade alheia e pirataria.

O diretor de teatro Gerald Thomas, por exemplo, teve seu computador invadido por vírus, enviado por leitor de seu blog. "Recebi um endereço no comentário e cliquei. O vírus corroeu todo o HD do meu computador. Até pedi a um amigo que tentasse descobrir quem havia enviado, mas não tinha o nome nem o e-mail verdadeiro", conta Thomas, que diz sentir-se mais seguro com o registro de IP.

Outra novidade do UOL Blog é recurso de criação de cadastro, com confirmação de veracidade de e-mail. Este recurso, no entanto, é opcional e só pode ser ativado pelo proprietário d e um blog, por meio da ferramenta administrativa.

O colunista Juca Kfouri optou por este nível máximo de segurança, pois já foi surpreendido com comentários que ele considerou grosseiros sobre jogadores e dirigentes esportivos em seu blog. "Eu faço a moderação e tenho que eliminar cerca de 10% dos comentários enviados", conta Juca. "Recebo mensagens de leitores que são contra a medida. Mas quem reclama de censura não tem idéia do que isso quer dizer", argumenta.

A medida desagradou pessoas que defendem que comentários do público na Web devam ser totalmente livres, permitindo inclusive o anonimato. Entre essas pessoas está a professora de lingüística e língua portuguesa Caia Fittipaldi, 60 anos.

"O UOL continua a intimidar e assustar todo mundo que não sabe o que é o IP", afirmou a professora em entrevista por e-mail. Caia sugere até que todos os comentários nos blogs sejam desabilitados. "Nesse caso, o UOL 'sacrificará', apenas, aquele arremedo de democracia que impera nos blogs dos jornalistas, com moderador/censor, nos quais sempre só se publica, mesmo, o que o moderador/censor deixe passar".

A professora avalia que todos os comentários deveriam ser liberados "democraticamente". "E se eu fosse o UOL, eu faria exatamente isso: liberava total e, no máximo, manteria um moderador durante algumas horas do dia, só pra filtrar os mais-malucos-totais", sugere Caia. "E, sim senhor, eu deixaria o debate comer solto _ sobretudo nos blogs dos jornalistas. Se pintar algum processo, ok, é encarar".

Saiba mais sobre as regras de uso do UOL Blog

Saiba mais sobre crimes virtuais e contra a honra

Dê sua opinião sobre o assunto.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host