UOL Notícias Tecnologia

19/04/2007 - 16h20

TV webbie dos criadores do Kazaa, Joost exige boa conexão

FRANCISCO MADUREIRA

Editor do UOL Tecnologia
Nada melhor que um "velhinho" para apresentar aos internautas o que é o Joost, o novo serviço de televisão na Web de Niklas Zennstrøm e Janus Friis, criadores do soft de troca de arquivos Kazaa e do soft de telefonia online Skype. Dizem eles que o software vai transformar a TV —mas apesar de consumir muitos kbytes por segundo de sua conexão, o Joost, em versão beta, ainda não é mais que uma promessa, uma alternativa para quem quer recostar a cadeira e simplesmente assistir televisão.

TV NO COMPUTADOR
Reprodução
Joost tem boa interface e pouca interação
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DO JOOST
Diferente de sites de vídeo como o Youtube ou o Videolog, o Joost não funciona direto do navegador de Internet, e exige o download e a instalação de um software (10,5 MB) em seu computador.

Também na contramão da Web 2.0, cuja lei é "deixe o internauta participar", o Joost não permite o compartilhamento de conteúdo, e tem 83 canais próprios de transmissão de imagens —a maior parte do conteúdo dividida entre esportes e música, com alguns canais "famosos", como MTV ou National Geographic. Alguns canais estão disponíveis somente nos EUA ou na Europa (veja lista aqui).

Mas se o upload de conteúdo faz falta, a interface não deixa nada a desejar —limpa e com recursos inteligentes, exibe vídeos em tela cheia, ainda que com resolução bem distante do DVD ou da alta resolução.

Sobre as imagens, botões permitem visualizar os canais disponíveis, adiantar ou retroceder entre os programas de cada canal, fazer buscas por conteúdo em vídeo e —eis o máximo de interatividade— bater papo com outros internautas que estão assistindo ao mesmo canal. O Joost também permite criar playlists com programas de diferentes canais e exibir feeds RSS —dá para ler notícias online de sua preferência enquanto assiste aos programas.

Dá-lhe banda larga
Para rodar bem, o soft de TV online exige pelo menos um Windows XP SP2 com DirectX 9.0c, chip Pentium 4 de 1 GHz (ou equivalente), 512 MB de memória RAM, 32 MB de memória de vídeo e uns belos 500 MB disponíveis em disco rígido para cache. A conexão de Internet recomendada é de pelo menos 1 Mbps (download) e 512 Kbps (upload).

Parece muito, e é —uma hora assistindo ao Joost faz seu HD encolher 320 MB e exige o envio de 105 MB via upload. Por isso vale a pena checar se seu provedor de banda larga tem limitações ou quota de download mensal antes de se empolgar demais com o software. A conta do mês seguinte pode ser surpreendente...

Também vale a pena seguir os requisitos mínimos. O UOL Tecnologia testou o Joost em um Core 2 Duo com 2 GB de RAM, placa de vídeo 3D de 256 MB e conexão à Internet de 512 Mbps. Os vídeos engasgaram o tempo todo. Com uma conexão de 2 Mbps o fluxo de imagens foi contínuo, e realmente é possível usar o Joost como uma TV via Web.

O grande problema ainda é a falta de um controle remoto e opções de programação de grandes emissoras. Quanto à mobilidade, quem tem mouse sem fio pode ir para o sofá e aproveitar as imagens —mesmo assim, perde os recursos interativos como o bate-papo. Mas se os Media Centers (PCs de sala de estar que já chegaram aos EUA e à Europa) realmente pegarem, o Joost pode ser uma boa alternativa à interface extremamente Web dos sites de vídeo online.

Em versão beta, o Joost só permite a entrada de usuários com convite. A promessa é que o sistema seja aberto em junho, mês previsto para o lançamento oficial. Para receber o alerta, basta acessar o site www.joost.com/newsletter/alert.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    apresentar aos internautas o que é o Joost, o novo serv%>