UOL Notícias Tecnologia

11/05/2007 - 11h16

Instale fontes adicionais no Windows e personalize trabalhos

FERNANDA ÂNGELO

Para o UOL Tecnologia
Arial, Comic Sans, Tahoma, Times New Roman, Verdana... Se você enjoou desses tipos de letras oferecidos por padrão no Windows, da Microsoft, uma excelente saída é instalar modelos adicionais de fontes em seu sistema. Em princípio, a simples idéia de mexer no sistema operacional pode assustar o usuário menos experiente. Esse processo, no entanto, é fácil e rápido. E o melhor: não custa nada.

Sites como o 1001 Fonts (www.1001fonts.com), Font Freak (www.fontfreak.com), Download Free Fonts (www.downloadfreefonts.com), High Fonts (www.highfonts.com) e Abstract Fonts (www.abstractfonts.com) trazem uma infinidade de fontes adicionais para Windows. Mas é preciso ter um pouco de paciência com anúncios, pop-ups e o longo caminho que algumas vezes você vai precisar percorrer até chegar aos links para download dessas fontes.

Instalação
Como a maioria dos pacotes de fontes está organizada em arquivos ZIP, para instalá-los no micro basta contar também com o WinZip ou algum outro programa do gênero —também há na Internet programas gratuitos para a extração de arquivos compactados; confira aqui.

O primeiro passo é extrair o arquivo com as fontes para alguma pasta no seu micro —na Área de trabalho ou em C:\Fontes, por exemplo. Note que é fundamental saber exatamente onde você guardou esse arquivo, pois precisará encontrá-lo para concluir a instalação das fontes adicionais.

Feito isso, no Windows XP, clique em Iniciar, no canto inferior esquerdo do seu desktop. Selecione Painel de Controle (Control Panel) e em seguida, Aparência e Temas (Appearance and Themes). Na barra lateral esquerda da tela você verá a opção "Veja também" ou "See also", caso seu sistema esteja em inglês. Clique sobre a pasta Fontes (Fonts). Na barra de ferramentas, clique em Arquivo (File) e selecione "Instalar nova fonte" (Install New Font...).

Chegou a hora de lembrar o local onde você extraiu os arquivos das fontes que baixou da Web. Na janela que se abriu agora, selecione o drive e a pasta que contém as novas fontes. Selecione aquelas que deseja instalar (aqui você pode usar a tecla Control para marcar todas elas de uma vez, ao invés de instalar uma a uma). Depois que elas estiverem marcadas, clique em OK. Pronto: os programas do Windows que permitem o uso de variados modelos de caracteres, como o Word, Excel e PowerPoint, entre outros, já contam com as fontes adicionais.

A última dica é que você faça um backup dessas novas fontes instaladas no seu micro. Você talvez pergunte: pra que fazer isso, já que elas estão disponíveis gratuitamente na Internet —e são fáceis de instalar? É que os sites que as disponibilizam muitas vezes desaparecem e, caso isso aconteça exatamente com aquele de onde você tirou suas fontes, todos os trabalhos e arquivos que usam os caracteres em questão vão para o espaço no dia em que você mudar de micro —ou precisar formatar seu HD.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host