UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 07h00

Pacote Microsoft Office é quase tão popular quanto os Windows

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Presente em praticamente todos os computadores com Windows, o pacote de aplicativos de escritório da Microsoft é quase tão famoso quanto o próprio sistema operacional.

Pouca gente se lembra, mas a primeira versão de fato do Office surgiu primeiro para a plataforma Macintosh, em 1989. Só no ano seguinte surgiu a fusão de Word, Excel e Powerpoint em um pacote único, mas com instalações separadas.

MS OFFICE
Reprodução
A 1ª versão do Office é de 89, para Mac
VOLTAR À MATÉRIA DE ABERTURA
As primeiras edições do Office, contudo, não foram tão famosas. Pelo simples motivo de que não se chamavam 'Office' entre os usuários, era mais um termo de marketing adotado internamente. Somente a partir do Office 95, com aqueles gigantescos 22 disquetes de alta densidade - quase o dobro do que os 14 disquetes do Windows 95 - o pacote se tornou o que é hoje.

Sobre o tamanho: enquanto o Word 2.0, ainda na plataforma Windows 3.0, ocupava dois disquetes de instalação, o Word 6.0 ocupava 10 disquetes e também foi lançado para Windows 3.x, numa época em que o Windows 95 ainda não existia. Para comparar, o Windows 3.1 original vinha em apenas três disquetes de alta densidade (3 x 1.44 MB).

Na época de lançamento do Word 6.0, na primeira metade dos anos 90, Bill Gates deu uma célebre entrevista dizendo que os usuários não usavam sequer 10% das funções possíveis no Word. O discurso - e esta mesma realidade - permanece.

Em seguida, vieram Office 97, Office 2000, Office XP e Office 2003. O pacote mais recente, Office 2007, só pode ser instalado a partir do Windows XP em diante. A edição básica ocupa nada menos do que 1 GB de espaço em disco, o mesmo tamanho do Windows XP na instalação padrão (completa), e foi muito antecipada. Inicialmente, se chamaria Office 2006 mas atrasou...

No caminho do Office, alguns programas deixaram de existir. É o caso do Binder (a partir do Office 2000); do FrontPage (no Office 2003, vinha em separado; no 2007, não existe); do Mail, que foi substituído pelo Schedule, que por sua vez desapareceu para dar vez ao Outlook; o Photodraw, que sumiu nos Office pós-2000; entre outros menores e menos conhecidos.
Mais no UOL Tecnologia
Análise: vale a pena migrar para o Office 2007?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host