Uma falha no roteador —equipamento responsável por distribuir o sinal de Internet— na região de Sorocaba foi a causa da pane no sistema da Telefônica, que afetou o acesso a Internet de usuários e empresas do Estado de São Paulo desde a última quarta-feira (02).
A explicação foi dada na tarde de hoje (04) pelo presidente da companhia no Brasil, Antonio Carlos Valente, durante uma coletiva de imprensa. Valente não quis comentar se a falha foi humana e descartou a possibilidade de ataque de hackers. O laudo, que será emitido pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), deve sair em 10 dias.
Segundo ele, o problema afetou metade de uma das duas redes da operadora, chamada de MPLS, responsável por 55% dos serviços oferecidos pela Telefônica, incluindo usuários residenciais, empresas privadas e órgãos do governo.
Valente disse ainda que, desde o meio-dia da quarta-feira, a empresa já tinha detectado problemas no sistema, mas só às 20 horas de ontem é que os técnicos e engenheiros identificaram a causa.
Situação atual Apesar de a empresa alegar que os serviços foram normalizados, usuários ainda relatam instabilidade e mau funcionamento na rede. Nos órgãos públicos, os prejuízos foram minimizados: seis dos 500 tribunais de Justiça do Estado de São Paulo e quatro de 1.000 delegacias atingidas pela pane ainda não voltaram às atividades regulares.
Usuários serão ressarcidos Por não conseguir contabilizar o número de clientes que foram prejudicados pela pane, a operadora disse que todos os usuários terão desconto na mensalidade referente ao tempo que a rede ficou instável.
No entanto, Valente não informou o período referente ao desconto. Especula-se que sejam abatidos três dias.
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