UOL Notícias Tecnologia

11/09/2008 - 21h23

Rio conclui rede Wi-Fi grátis em Copacabana

Dennys Alves
Do Rio de Janeiro
Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral senta-se ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade e começa a declamar versos de um dos mais célebres poetas brasileiros. Detalhe: sem discurso decorado, Cabral acessa a Internet com o seu laptop de frente para o mar. É o projeto Orla 100% Digital, inaugurado na manhã desta quinta-feira (11) na praia mais famosa da capital carioca.

Utilizando-se do sistema "wi-fi", o acesso à Internet banda larga é gratuito a partir de agora por toda a orla de Copacabana —antes, somente a parte inicial da praia era beneficiada. A iniciativa oferece o sinal até as mediações da rua Barata Ribeiro e ajuda mais de 100 mil habitantes do bairro.

Para demonstrar na prática como funciona essa tecnologia, serão oferecidas oficinas de informática nos estandes montados no Posto 6 até dia 12 de outubro, de domingo a domingo, das 9 h às 22h. Serão disponibilizadas 100 vagas diariamente com aulas sobre navegação, digitação, edição de fotos e desenhos etc.

A aposentada Nazaret Tavares, moradora do bairro desde criança, passou pelo estande e aproveitou para enviar um e-mail para a filha que mora na Inglaterra há mais de 10 anos: "É bom matar as saudades. Apesar de possuir computador, aqui tem pessoas que podem te ajudar, em casa eu não tenho paciência para esse negócio de Internet", declarou.

O custo do projeto é de R$ 1 milhão. A idéia é estender a tecnologia wireless para Ipanema e Leblon, também na zona sul, até a orla do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio. Localidades do PAC, como as comunidades da Rocinha, Manguinhos e Complexo do Alemão, além do interior do Estado, também serão atendidas. O prazo é janeiro de 2009.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host