UOL Notícias Tecnologia

12/10/2008 - 15h50

Top 21 da CEATEC 2008

LUIZ FUKUSHIRO | Para o UOL Tecnologia
Em meio a tanta novidade, fica difícil conseguir falar de tudo que tinha de legal na CEATEC deste ano. Destacamos aqui, então, as 21 coisas que chamaram mais atenção na edição de 2008 da feira japonesa de tecnologia.

1.3D da Universidade de Tohoku

Dentro da CEATEC JAPAN não expõem apenas as grandes empresas, mas também as universidades, que mostram suas últimas descobertas e invenções. Um dos stands mais legais era o da Universidade de Tohoku, que anda investindo forte no 3D. Demonstrações de cirurgias utilizando técnicas de 3D e câmeras que captam a profundidade e que podem ser conferidas por meio do uso de óculos especiais. Impressiona pela simplicidade: apenas coloque o óculos e os objetos começam a saltar em sua frente.

Também valeu dar uma conferida no display instalado dentro de uma placa transparente de plástico. A imagem fica "translúcida", de modo que você consegue ver alguém que passa por trás da tela.

2.O telefone desmontável da Fujitsu

Este conceito criado pela Fujitsu para a operadora NTT DoCoMo propõe que o celular se desmonte em dois e seja remontado de diversas maneiras. Dependendo da forma em que você monta o celular por meio de ímãs, você aciona uma diferente função. As duas partes funcionam em separado também - a tela e o teclado se comunicam por Bluetooth. Embora pareça um pouco estranho logo de cara, a idéia parece uma boa para quem não gosta de menus e de procurar as funções pelo meio tradicional.

3.Carro bio-mimético da Nissan

Baseado no sistema que as abelhas utilizam para não trombar nas paredes, a Nissan criou um robozinho que possui sensores que evitam colisões. O sistema bio-mimético do robô BR23C será empregado em carros para evitar acidentes. Promessa da Nissan para carros produzidos daqui a dez anos.

4.BODiBEAT

Pode parecer um objeto inútil, mas esses acabam sendo os gadgets mais adoráveis. O BODiBEAT da Yamaha é um MP3 player comum, mas com uma função que escolhe as músicas de acordo com seu ritmo cardíaco. E não é tão inútil assim: o player ainda monitora seus treinos de corrida, medindo calorias perdidas e dando dicas segundo os programas de treino.

5.Projetor sensível da Hi Corp.

Apresentações no geral são um problema- além de terem alto potencial de darem errado ao serem manipuladas apenas por um mouse e um teclado. Para deixar tudo mais prático e muito mais interessante, esse conceito da Hi Corp. promete um projetor que é sensível ao toque. Como um grande iPhone ou uma Microsoft Surface projetada na parede, o usuário pode arrastar objetos, clicar em links da apresentação e ainda rabiscar toda a projeção.

6.Carro solar Taiyo Yuden

Este carro não é novidade, já esteve no WSR 2008 (rally de carros movidos a energia solar), mas mesmo assim vale o destaque. A grande diferença deste carro da Taiyo Yuden é que ele usa células solares "tingidas" por uma substância fotossensível. Trocando em miúdos, além de utilizar materiais de baixo custo, funciona muito melhor em dias nublados e chuvosos, os maiores rivais da energia solar.

7.Wireless HD da Panasonic

Para quem não gosta de fios, o Wireless HD veio a calhar. Com ele, é possível montar todo um home theater sem a necessidade de cabos. Conteúdo no formato 1080p é tranferido a taxas de 4Gbps, ou seja, funciona até com Blu-ray, sem precisar compactar o conteúdo. Qualidade e velocidade garantidas.

8.Reunião Paperless da Mitsubishi

Com essa difusão toda de telas flexíveis e superfinas, o conceito das empresas paperless ("sem papel") parece cada vez mais próximo da realidade. Em uma simulação no stand da Mitsubishi, era possível saber como seria uma reunião sem a utilização de uma só folha de papel. Telas sensíveis ao toque e nas quais é possível rabiscar, projeções que não necessitam de ambientes escuros. Totalmente aprovado por ambientalistas.

9.iVDR

Enquanto o Blu-ray parecia fazer uma festa de comemoração por toda a CEATEC, o stand da iVDR prometia armazenar o conteúdo de quase 7 discos da nova geração de DVDs. Bom, nada de impressionante se for dito que o iVDR se trata de um disco removível de 320GB (que deve chegar a 500GB em 2010), mas a idéia é que ele armazene diversos filmes baixados pela Internet ou gravados da televisão em alta resolução para serem reproduzidos em qualquer lugar.

10.Monitores da Sony

A maior briga entre as empresas japonesas na CEATEC parecia ser a de quem consegui fazer o maior e mais fino televisor. Parece que quem anda ganhando a briga pelo menos no quesito espessura é a Sony, que demonstrou na feira o seu display OLED (eletroluminescência) de 0,3 mm. Por enquanto a empresa conseguiu chegar nas 11 polegadas, mas as outras versões mais espessas já chegam ao tamanho que se desejar. As telas realmente impressionam por sua definição e também por parecerem quadros na parede, de tão finas.

11.Alpha 900

A série de câmeras DSLR (digital single-lens reflex) da Sony é uma das marcas que andam ajudando a popularizar esse tipo de câmera mais utilizada por profissionais. A mais nova da família, a Alpha 900, podia ser testada na CEATEC 2008, com direito a japonesas vestidas de havaianas como modelo.

A câmera realmente impressiona por sua capacidade - nada menos que 24 megapixels, a maior resolução da categoria. Mas não é só isso: o processador da Alpha 900 permite 5 frames por segundo e vêm com redutor de vibração embutido na câmera. Para quem não gosta do micro visor das DSLR, essa versão tem um bem maior que o da categoria. Grande também vai ser o preço: mais de três mil dólares.

12.TV com células solares da Sharp

Uma das críticas aos televisores de LCD e plasma são seu alto consumo de energia. Mas em tempos de ecologicamente correto, esse conceito da Sharp parece ser uma boa. Toda a energia do aparelho vem do sol, por meio de células solares instaladas na casa de quem levar essa belezinha de 52 polegadas a base de LEDs. Não há previsão de que o televisor entre em escala comercial, mas a idéia parece ser viável. Aliás, conceitos de energia solar não faltaram no stand da Sharp, que planeja fazer o mesmo com suas fábricas.

13.Seiko-chan

Se a CEATEC deste ano tivesse um mascote, certamente seria, no caso, uma mascote. A robozinha monociclista Seiko-chan, prima do Seisaku-kun, o robô que andava de bicicleta, era um dos produtos que mais chamou a atenção na feira - havia toda uma muvuca no stand da Murata. Embora, por enquanto, Seiko-chan apenas seja um grande atrativo para as crianças japonesas, são imensas as possibilidades geradas por máquinas que podem se sustentar em apenas uma roda. Todo o futurismo começa a se tornar realidade.

14.Panasonic Total Living Space Solution

Se você acha que convergência digital deve incluir até o microondas, vale a pena conferir este conceito da Panasonic: a empresa promete que tudo em sua casa estará conectado em três a cinco anos. A idéia é a do esforço mínimo: ao ligar o DVD, a luz diminui e o ar condicionado coloca uma temperatura pré-programada. A Panasonic lançou também o Family Wellness Solution, para que a falta de movimento causada pela automação do lar não contribua para aumentar as gordurinhas da família. Funciona assim: cada membro da família cria um programa que deve seguir e a TV informa o que fazer, como num grande Wii Fit. Além da energia que você gasta, o sistema ainda monitora a energia gasta por toda a casa.

15.Toshiba Wireless Media Server

Um servidor wireless que não utiliza fios e pode armazenar conteúdo baixado do seu celular ou de qualquer outro aparelho wireless da casa - além de montar uma rede que interliga tudo. De novidade não tem nada, mas que fica bonito na sala, fica.

16.Baterias DMFC da Toshiba

Pelo jeito a Toshiba quer mesmo investir em novos modelos de baterias. Uma delas é uma bateria de celular movida a metanol, que sustenta seis horas de conversa no aparelho (que geralmente faria três horas numa bateria comum) em que 50 ml de combustível dura umas 15 recargas. Boatos que no ano que vem já estará no mercado.

17.Panasonic EZ Touch Remote

Na CEATEC deste ano, até o controle remoto entrou na dança da renovação. O EZ Touch Remote da Panasonic é um controle sem botões e com função sensível ao toque. O mais legal é que você não vai precisar olhar para o controle remoto - os comandos aparecem na tela da TV. Além disso, o pequeno gadget percebe se o usuário é canhoto ou destro e assim move os botões mais utilizados para locais mais práticos.

18.Hitachi Wireless HD Camcorder

O wireless também foi uma das estrelas da CEATEC. No stand da Hitachi, era possível conferir o protótipo da camcorder Wireless HD, que, na prática, transmite para o televisor conteúdo em alta definição captado pela câmera. Embora isso pareça um pouco sem sentido, a aplicação maior do Wireless HD é para a IPTV, a televisão via Internet. Uma ótima pedida para transmissão de conteúdo ao vivo de alta qualidade sem precisar de cabos ou conversores.

19.Toshiba SCIB

Imagine que você está atrasado para um encontro e vai se arrumar em dez minutos. Só que aí você lembra que seu celular está descarregado, e você combinou com a pessoa de ligar assim que chegasse no lugar. Pensando nesse tipo de problema urbano, a Toshiba criou uma bateria que carrega 90% de sua capacidade em apenas dez minutos, além de durar dez anos. Ainda a saber quando será disponível ao público.

20.Celulares instrumentos

A operadora au KDDI anda investindo pesado em celulares que não seguem ao design tradicional. A idéia mais original talvez seja a dos celulares que têm também a função de instrumentos musicais, desenvolvida pela Yamaha. Na verdade, nem mesmo um celular esses aparelhos parecem ser, mas sim miniaturas de instrumentos musicais, como piano, guitarra e até mesmo baquetas de bateria. Tem também a versão caixa de som e mesa de DJ.

21. Suzuki PIXY e SSC

A Suzuki já é famosa no Japão por seus mini-veículos, e parece que a montadora quer investir mais ainda nessa tendência. Com o slogan "carros pequenos para um grande futuro", a empresa lançou o Pixy, um carro para uma só pessoa, e o SSC, um pouco maior. O futurismo é tamanho que a idéia é que o SSC aloje dois Pixys dentro dele, como se cada ser humano fosse um carro - era essa a idéia mesmo, segundo o vídeo de demonstração da Suzuki. A idéia inicial dos veículos é a de circularem por ambientes infestados - por contaminação nuclear por exemplo. Mas não seria de assustar que daqui alguns anos as pessoas andem assim na rua.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host