UOL Notícias Tecnologia

01/11/2008 - 09h00

Conheça Carlos Serra, do blog "Diário de um Sociólogo", finalista do "The BOBs - Best Of The Blogs"

THAYS ALMENDRA | Para o UOL Tecnologia
O blog "Diário de um Sociólogo", de Carlos Serra, de Moçambique, está em segundo lugar no concurso "The BOBs- Best Of The Blogs". A seguir, entrevista com o sociólogo:

Como é estar entre os dez finalistas na categoria língua portuguesa? O que isso significa para você?
Este é o segundo ano consecutivo em que ele é selecionado para a categoria de melhor weblog em português. Parece-me razoável ficar feliz, sendo de um pequeno país africano encostado ao Índico. Lembro-me de, o ano passado, ter havido bloguistas brasileiros que ficaram surpresos por verem um blog africano entre eles, no mar de blogs brasileiros, do Brasil que tanto amo e que já visitei três vezes este ano.

Qual dos dez é seu principal concorrente? Por quê?
Todos os dez são concorrentes, cada um à sua maneira, com sua alma,
seu futuro, seus sonhos, mas todos (creio) brasileiros. O mesmo
sucedeu o ano passado. Meu destino parece ser o de brasileirar-me com
minha alma índico-africana. O que me encanta. E me torna culturalmente mestiço. Deixe acrescentar: cada um de nós, dos 10 finalistas, já venceu, já criou uma ponte.

Você acha que terá chances de conquistar o prêmio? Por quê?
Eu já ganhei duas vezes, o ano passado e agora, sendo selecionado. Ser selecionado é ganhar, é processo, é honra, é ponte, é empatia. Tal como o ano passado, sou um dos três representantes africanos (há um costa-marfinense e um angolano, para outras categorias). Coisa pouca, coisa meã, mas coisa boa.

Você já ganhou outros prêmios com este blog? Quais?
Há pessoas e blogs que me dão pequenos prêmios de alma.

Como analisa o crescimento e a relevância dos blogs na Internet?
O que é um blog? A internet está cheia de respostas. Para mim, um blog é a conjunção de três grandes afirmações:
1. Afirmação identitária (sou eu, distingo-me, não sou como os outros)
2. Afirmação libertária (na net sou imediatamente livre, anônimo ou não, posso dizer e fazer o que na vida real nem sempre posso ou consigo)
3. Afirmação temática (o meu tema é este ou os meus temas são estes, é dessa maneira que me afirmo)
Por isso somos rios, cada vez mais rios impetuosos carregando tudo isso na Internet, nos horizontes da vida virtual no real de sermos.

Você planos para o "Diário de um sociólogo"? Quais?
O meu modesto diário é um processo. Tenho para mim que o seu estilo, polissémico, é, cada dia, uma possibilidade de inovação. Em seu caminho habita a novidade de cada dia e de cada espanto.

Conte um pouco da história do "Diário de um sociólogo". Quando foi criado? Por quê?
O diário nasceu em 2006. Achei que em minha atividade científica de sociólogo (sempre atento à vida e às veias do social) poderia juntar às aulas, aos livros que publico, mais uma vereda, bem ampla, a da blogosfera. O diário é mais uma estrada que percorro e através da qual cruzo com outras. O diário é uma encruzilhada. E com material desse diário já publiquei dois livros, dois "blooks", para dizer à americana.

Moçambique conta com muitos blogueiros? Como foi o boom dos blogs por aí?
Não sei exatamente quantos são, já estudei isso com estudantes há dois anos. Eventualmente estão entre 200 e 250, coisa ainda pequena, mas crescente, de vários tipos. Julgo que o meu diário, que é o mais lido daqui, tem sido um catalisador de muitos candidatos a bloguistas. The Bobs

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Diário de um Sociólogo", de Carlos Serra, de Moçambique, está em