UOL Notícias Tecnologia

10/11/2008 - 07h00

Campanha nacional alerta para surdez causada por música alta em MP3 player

Da Redação
Os tocadores de música podem atingir um volume tão alto que chega à intensidade sonora de 120 dB (decibéis), mais do que uma serra elétrica (110 dB), enquanto o limite para não causar danos à audição é 85 dB. Por isso, a Sociedade Brasileira de Otologia promove o Dia da Audição, nesta segunda-feira (10), para alertar sobre os riscos do som alto nos fones de ouvido.

Segundo o site da campanha, oito horas é o tempo de exposição máximo por dia para quem ouve música a 85 dB. Pesquisa do Comitê Científico Europeu de Riscos à Saúde diz que o uso de MP3 player com fone dentro do ouvido favorece à perda de audição. O estudo revelou que a maioria dos jovens ouve música nestes aparelhos com som entre 100 e 115 dB, o que acabaria causando danos irreversíveis à audição em cerca de 10 anos. Com o passar do tempo, as 15 mil células ciliadas externas (CCE) do ouvido, responsáveis por converter as vibrações mecânicas em impulsos nervosos, são lesionadas permanentemente.

Dados

O Brasil é um dos campeões mundiais na freqüência de perda auditiva induzida pelo ruído, 30% são causadas por exposição a sons intensos. Mas esse não é o único risco à saúde, cerca de 20% da população apresenta zumbido, sintoma que indica perda auditiva; fortes dores de cabeça, insônia e dificuldade de entendimento são outros sintomas do som muito alto nos players.

Cuidados

"Nossa vida está cada vez mais barulhenta. Assim, a perda da audição, que antes era registrada somente depois dos 60 anos, está atingindo adultos entre 35 e 40 anos", explica o otorrinolaringologista Luciano Neves.

A dica para preservar a saúde auditiva é perceber se outras pessoas que estão próximas também estão ouvindo a música. Outra observação importante é evitar usar o fone apenas em um ouvido. Na maioria das vezes, quando isso acontece, costumamos exceder no volume e sobrecarregar a capacidade auditiva.

E vale lembrar que a surdez por exposição a sons intensos é cumulativa: uma vez cessada a exposição, a perda de audição estaciona, mas não regride.

A seguir veja dicas da Sociedade Brasileira de Otologia para prevenir a perda de audição

Deixe o volume do tocador de mp3 na metade do volume máximo do aparelho
Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo música por aparelhos de MP3
Procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição

Quando é hora de procurar um médico?

Se o "hãn?", "o que?" são palavras repetidas inúmeras vezes durante o dia, é bom ficar atento. Pode ser um indício de que a sua audição está prejudicada.

De acordo com Neves, a troca constante de letras quando alguém fala com você (como bola por mola) também deve ser observada. "Outra dica é, em uma conversa por telefone, reparar se existe diferença entre um ouvido e outro durante o bate-papo", completa o médico. Em todos esses casos, uma visita ao otorrinolaringologista é indicada.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host