A Telefônica, empresa que oferece o serviço de banda larga Speedy no Estado de São Paulo, informou em nota oficial que os problemas de conexão registrados por milhares de usuários desde segunda-feira (5) têm sido causados por "ações externas".
Veja a íntegra da nota:
A Telefônica informa que, nos últimos dias, parte da sua infra-estrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da internet aos seus clientes.
Estas ações desestabilizaram os servidores DNS (Domain Name Server - Servidor de Nome de Domínio), que são equipamentos que fazem a conversão dos nomes dos websites (como, por exemplo, www.telefonica.com.br) para os endereços IP correspondentes.
Estas ações externas caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS. Esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet (portais, websites etc).
Pela natureza específica destas ações, apesar da dificuldade de navegação, em geral não há interrupção de outras funcionalidades da internet como, por exemplo, serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos por meio de redes peer-to-peer. Da mesma forma, não são afetados serviços de comunicação e rede de dados corporativas e de suporte a serviços públicos.
Ações desta natureza ocorrem com frequência em todo o mundo. A Telefônica, assim como todas as grandes empresas de telecomunicações, adota todos os procedimentos conhecidos para detecção e proteção contra esse tipo de ação e minimização e correção dos seus efeitos.
A Telefônica lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que está empreendendo todos os esforços para normalizar a operação de sua rede o mais rapidamente possível. A empresa informa ainda que está formalmente comunicando os fatos às autoridades constituídas no sentido de investigar a autoria e motivação destas ações e tomar as medidas que forem cabíveis. O que é possível fazerA falha no DNS afeta a navegação e somente algumas alterações de configuração podem resolver o problema.
Saiba como funciona o DNS Para minimizar o problema, o
UOL orienta os usuários a fazerem um teste: alterar o DNS do computador pelo da empresa. Assinantes e não-assinantes podem experimentar a alternativa seguindo o passo-a-passo abaixo:
1. No Windows XP, vá em
Iniciar > Painel de Controle 2. Vá em
Conexões de Rede 3. Seleciona a conexão Speedy e clique em
Propriedades 4. Selecione a aba
Internet Protocol (TCP/IP) e depois clique em
Propriedades 5. Selecione a última opção,
Utilize o seguinte endereço DNS. No primeiro campo, digite
200.221.11.101. No campo abaixo,
200.221.11.100. Esses números correspondem ao DNS do
UOLEm caso de dúvidas, o assinante pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 4003-2002 ou 0800 771-7774,
dependendo da localidade.
Veja como fazer em outros sistemas operacionais