UOL Notícias Tecnologia

09/10/2007 - 09h33

Técnica para aumentar capacidade de HDs leva Nobel de Física

da EFE

Em Estocolmo
O Prêmio Nobel de Física foi concedido este ano para o francês Albert Fert e o alemão Peter Grünberg, cujas pesquisas revolucionaram o mundo da informática ao encontrar a chave que permitiu aumentar a capacidade de armazenamento dos discos rígidos (HD) e, assim, minimizar o tamanho desse hardware.

A Real Academia de Ciências Sueca decidiu premiar os trabalhos dos cientistas europeus por sua descoberta da magnetorresistência gigante (GMR, em inglês), a tecnologia utilizada na leitura dos dados dos HDs.

Em 1988, os dois especialistas descobriram separadamente um efeito fisicamente totalmente desconhecido até então, a GMR.

Em um sistema como a GMR, é possível obter uma redução significativa da resistência às correntes elétricas. Esse mecanismo se transforma no instrumento idôneo quando se trata de transformar em corrente elétrica a informação registrada de forma magnética.

O físico Fert nasceu em 1938 em Carcassone, na França, e atualmente trabalha como diretor da unidade mista de física no Centro Nacional de Pesquisa Científica CNRS/Thales, em Orsay.

O alemão Grünberg nasceu em 1939, em Pilsen, na atual República Tcheca, e atualmente é professor no Instituto de Pesquisa de Corpos Sólidos do centro de pesquisas de Jülich, no oeste da Alemanha.

No ano passado, a Academia premiou as pesquisas de dois astrofísicos americanos em torno do nascimento das galáxias.

A semana dos prêmios Nobel começou nesta segunda-feira, com a concessão do Nobel de Medicina e Fisiologia para dois americanos e um britânico que inibiram genes em ratos e lhes implantaram doenças humanas.

O Nobel de Física oferece 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão) e será entregue junto com os outros prêmios, em 10 de dezembro - exceto o Nobel da Paz -, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host